News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Internacional » Portugal irá modernizar os sonares das fragatas tipo MEKO 200PN

Portugal irá modernizar os sonares das fragatas tipo MEKO 200PN

Diversos
Por

F 330 Vasco da Gama

As três fragatas multi-missões tipo MEKO200PN da Marinha Portuguesa (Classe Vasco da Gama), terão os seus sonares de casco de médio alcance AN/SQS-510 modernizados com o processador Eclipse da General Dynamics Canada.

Os trabalhos associados ao contrato assinado no início de Abril entre a empresa e o Governo do Canada tem previsão de  serem concluídos em Março de 2015.

F 331 Alvares Cabral

A integração do novo processador no sistema de sonar dos navios F330 NRP “Vasco da Gama”, F331 NRP “Álvares Cabral” e F332 NRP “Corte Real” permitirá um aumento significativo da capacidade pelas fragatas da identificação de submarinos e armas submarinas.

Por via da detecção e caracterização dos ecos e sons transmitidos através da água, o sistema de sonar depois de modernizado poderá determinar com maior eficácia a localização e características de uma potencial ameaça.

F 332 Corte real

As três fragatas foram construídas na Alemanha pelo estaleiro ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e entregues respetivamente em Janeiro, Maio e Novembro de 1991. Desde então os navios receberam diversos melhoramentos no âmbito de um plano de continuação da modernização de meia vida e por necessidade de atualizar diversos sistemas.

Phalanx 1B

Entre as melhorias introduzidas, destacam-se a modernização do sistema de defesa Raytheon Mk 15 Phalanx Block 1B de 20 mm em modo de superfície, a instalação do sensor electro-ótico Sagem Vigy 10 Mk III, do sistema automático de mensagens militares Most4 Ships da EID, de novos transcetores e recetores de HF da Rohde & Schwarz pela EID, o sistema automático de identificação R4 da Saab, o console de navegação NTD da Kelvin Hugues, um sistema de cartografia digital do tipo WECDIS (Warship Electronic Chart Display and Information System) da OSI Maritime, uma interface da Critical Software que permitiu integrar com maior eficácia a gestão das operações dos sensores e armamento, e o Sistema SINGRAR desenvolvido pela Marinha Portuguesa.

Fonte | Fotos: defensa