News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Marinha » Centro de Guerra Eletrônica da Marinha realiza II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha

Centro de Guerra Eletrônica da Marinha realiza II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha

Marinha
Por

Militares participantes do evento

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM), realizou a II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha (II CGEM), com o tema “COMINT em atividades de ISTAR (Intelligence, Surveillance, Tactical Acquisition and Reconnaissance, ou seja, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento)”, no Auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).

O propósito da II CGEM foi contribuir para a implementação dos Objetivos da Política de Guerra Eletrônica de Defesa, no aplicável à área de atuação do Centro, Organização Militar Orientadora Técnica de Guerra Eletrônica e Análise de Imagens na Marinha do Brasil (MB). A Cerimônia de Abertura foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, que ressaltou a importância da excelência individual de cada tripulante em cada console para assegurar o sucesso da missão, bem como de projetos tais como o de Rádio Definido por Software que é essencial para o futuro das comunicações, tendo sido tratado no evento.

Foram apresentados temas variados que envolveram conhecimentos associados com diversas vertentes da Inteligência de Comunicações, abrangendo desde a sua mentalidade e operacionalidade até o emprego de sistemas e tecnologias em apoio às operações de caráter naval, aeronaval e de fuzileiros navais. Cada apresentação foi realizada por pessoas com grande conhecimento nessas áreas, as quais concederam a oportunidade de rever e entender novos conceitos, bem como conhecer os avanços tecnológicos voltados para a Guerra Eletrônica.

Dentre os palestrantes houve representantes do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da AOC (Association of Old Crows – Chapter South America), do CGEM, além de profissionais das empresas patrocinadoras, que também propiciaram apresentações sobre tecnologias afetas ao estado da arte na área de Inteligência de Comunicações (COMINT) nas atividades de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR), bem como realizaram exibições nos corredores do CAAML.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do CAAML, em especial seus Simuladores, em uma visita guiada.

O público participante, um total de 327 pessoas, consistiu de militares da MB, EB e FAB, representantes de Academia, e empresas. O evento foi coberto pela Tv Marinha na Web e obteve 566 acessos em sua transmissão ao vivo.

Fonte | Fotos: ccsm