News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Segurança Pública » Reavaliar os erros é decisivo para avançar com as UPPs

Reavaliar os erros é decisivo para avançar com as UPPs

Diversos
Por

UPP

É incomum na administração pública uma decisão política dessa natureza: paralisar um projeto simbólico, como o das UPPs, para reavaliar erros e corrigir rumos. É bem-vinda a decisão do governo estadual de mudar o comando de 16 das 38 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Ela transmite à sociedade uma mensagem relevante sobre o futuro da política de segurança pública no Estado do Rio: a do império do planejamento, e não da força; da racionalidade, e não de iniciativas improvisadas, típica de administrações mais preocupadas com o mercado eleitoral futuro do que com o serviço prestado ao público.

No total, foram distribuídas cerca de 100 cestas aos moradores da comunidade  Agnaldo Santana

O governo já reconheceu dificuldades no programa estadual, cujas virtudes são conhecidas. O diagnóstico do problema começou pela Rocinha, onde a insanidade prevalecente no comando do posto policial local resultou no desaparecimento do pedreiro Amarildo Dias de Souza, aos 49 anos de idade, num caso até hoje não completamente esclarecido.

Viu-se ali, como resultado, a quebra da confiança dos moradores na força de segurança pública. Recuperar o crédito será difícil, eventualmente penoso, mas não é impossível, desde que os objetivos de envolvimento da comunidade sejam claros e as ações transparentes, com abertura à crítica pública. Só assim a polícia poderá servir à paz em um bairro densamente povoado, cujos moradores hoje não conseguem transitar por trechos conhecidos como Roupa Suja, Beco 199, Rua Dois e Valão, entre outros.

upp.2

Diferentes são os problemas no Complexo do Alemão, onde o planejamento deve focar a resiliência do tráfico. A região é inóspita às grandes ofensivas táticas, até mesmo pela extrema carência de infraestrutura — há locais sob absoluto “silêncio de rádio”, por ausência de sinal, como comprovou o Exército. Taxas de criminalidade ascendentes, também, são constatadas na Baixada e na Zona Norte (Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e Chatuba, no Complexo da Penha, entre outras localidades).

Em boa hora, o governo estadual decidiu paralisar a expansão do programa para reavaliar cada uma das 38 Unidades de Polícia Pacificadora. E, para indicar a disposição de levar adiante as reformas necessárias, observando as necessidades e peculiaridades de cada uma, decidiu terminar o ano anunciando a mudança de comando em 16 delas.

Cap. Bruno Leite reforça integração em reunião com moradores  Vanor Correia

É incomum na administração pública uma decisão política dessa natureza: paralisar um projeto simbólico como esse, para reavaliação dos erros e correção de rumos. Em silêncio, a Secretaria de Segurança conduziu os estudos prévios, nos últimos seis meses.

Com os dados coletados nas 38 áreas- alvo, prevê-se que o plano seja avançar na consolidação das UPPs existentes, o que pode ser visto como tarefa exaustiva, porém inteiramente necessária. Só depois disso, segundo o secretário José Mariano Beltrame, será possível uma outra etapa de expansão do programa. Sábia decisão.

FONTE : O Globo

Fonte | Fotos: operacional