News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrões de helicópteros da FAB realizam simulações de combate na Amazônia

Esquadrões de helicópteros da FAB realizam simulações de combate na Amazônia

Força Aérea
Por

Csar em ação.5

Serra do Cachimbo, Sul do Pará. Foi nesta área de selva preservada, onde está localizado o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, que em maio e junho helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal da FAB abriram fogo em exercícios de aperfeiçoamento operacional.

A cada dia, equipes compostas por pilotos, mecânicos, artilheiros e homens de resgate participaram de um cenário de guerra simulada, onde foram executadas todas as fases necessárias para o resgate de combatentes atrás das linhas inimigas. É a chamada missão CSAR (do inglês Combat Search and Rescue), ou Busca e Salvamento em Combate.

Csar em ação.2

Antes da ação, tudo começa na sala de planejamento. Rotas, meteorologia, posição do inimigo, preparo dos tripulantes e possíveis táticas: cada detalhe é estudado e analisado pela equipe para que a operação ocorra com sucesso. Após o briefing inicial, as tripulações e tropas embarcam nos helicópteros H-36 Caracal ou H-60 Black Hawk estacionados no pátio de manobras e decolam para resgatar o combatente em uma posição conhecida dentro do território inimigo.

Um outro grupo, infiltrado próximo à área de resgate, equipado com fuzis, simula a chegada de inimigos, o que aumenta a complexidade e dificulta o cumprimento da missão. A novidade foi o uso de metralhadoras laterais acopladas às aeronaves H-36.

Csar em ação.4

Os helicópteros sobrevoam o trajeto até chegarem ao local definido. Com cautela, o piloto faz a observação prévia da área para garantir a segurança e inicia a descida. Então, a equipe é autorizada a descer e verificar a identidade do evasor. Ao iniciar a subida para deixar o local do resgate, um dos helicópteros realiza tiros reais com suas metralhadoras laterais, simulando autodefesa contra inimigos no solo.

Enquanto isso, outras aeronaves podem ser empregadas para garantir a superioridade aérea no local do resgate. Aeronaves de caça, de reconhecimento, de alerta aéreo antecipado, de reabastecimento em voo, entre outras, também podem participar do contexto tático.

Csar em ação.3

“Quando o esquadrão é deslocado para uma manobra, temos a oportunidade de treinar toda a equipe. Usamos o aprendizado desses exercícios para nos prepararmos e atuarmos na defesa aérea em eventos, como as Olimpíadas de 2016, para que a sociedade sinta-se protegida e consciente de que nosso trabalho está sendo realizado com sucesso”, afirmou o Major Denys Martins de Oliveira, do Esquadrão Harpia (7°/8° GAV), sediado em Manaus (AM) e equipado com helicópteros H-60 Black Hawk.

Para que o exercício fosse repetido à noite, foi utilizado um acessório que faz toda a diferença: os óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggles). Pilotos, mecânicos, artilheiros e homens de resgate fizeram o uso do equipamento que proporciona a capacidade de ver no escuro, o que cria um fator-surpresa para os inimigos e aumenta a segurança da operação. O domínio do ambiente noturno para a realização do CSAR é algo indispensável nos cenários de guerra moderna.

O Tenente Rafael Teixeira Silva Bezerra, piloto de helicópteros H-36, contou que o exercício é fundamental para aquisição de experiência operacional. “Eu me sinto realizado ao pousar e ver que tudo ocorreu bem. Resgatar um militar com vida em terreno inimigo requer muito treinamento e estudo”, disse.

Csar em ação

Durante quatro semanas foram realizados treinamentos de navegação NOE (do inglês, Nap of the Earth), tática usada onde a aeronave navega a baixa altura e com velocidade reduzida entre os obstáculos. Também ocorreram voos em formação, tiro no estande, infiltração e exfiltração de militares. Todas essas missões ocorreram tanto no período diurno como no período noturno e servem de ferramentas para o cumprimento da missão CSAR.

O Comandante do Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado em Belém (PA) e equipado com o modelo H-36 Caracal, Tenente-Coronel Marcelo Filgueira de Sena, ressaltou a importância da realização desses exercícios fora de sede. “Nossa missão é manter o preparo técnico e profissional das nossas tripulações para o cumprimento das ações de Força Aérea, sendo que uma das mais complexas é o resgate em combate, pois requer muito preparo, planejamento e possui uma grande diversidade de tarefas. Devemos estar adestrados e capacitados ao máximo para que, em um conflito real, possamos cumprir as missões da forma como treinamos e voltarmos em segurança”, explicou.

CSAR Video.4CSAR Video.7CSAR Video.3

Fonte | Fotos: cecomsaer