• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Geopolítica

EUA exigem fim ‘imediato’ de ‘construção’ de ilhas no Mar da China

Por   

ilhas_artificiais

Os Estados Unidos exigiram neste sábado (30) o “fim imediato” das obras de construção, por parte de Pequim, de ilhas ‘semi-artificiais’ no Mar do sul da China, e estimaram que o comportamento das autoridades chinesas “não está de acordo” com as leis internacionais.

“Primeiro, queremos um acerto pacífico de todos os litígios. Com esta finalidade, deve ocorrer o fim imediato e duradouro das obras de terraplanagem” no arquipélago de Spratly, cuja soberania está em disputa, declarou o secretário americano da Defesa, Ashton Carter, em uma conferência sobre segurança em Cingapura.

“Também nos opomos a qualquer militarização suplementar” da região, acrescentou Carter, destacando que os militares americanos seguirão penetrando no que chamou de “águas internacionais” do Mar da China. “Com estas ações no Mar do sul da China, Pequim não está em conformidade com as regras e leis internacionais”.

As Spratly, um arquipélago com mais de 100 ilhas, recifes e atóis no meio do caminho entre Vietnã e Filipinas, é uma zona muito disputada devido a sua importância militar estratégica. Os chineses realizam no arquipélago operações de terraplanagem para transformar recifes de coral em portos e infraestruturas diversas.

Fonte | Fotos: g1

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx