News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Internacional » Acordo entre Rússia e Irã sobre a venda do sistema S-300 está quase pronto

Acordo entre Rússia e Irã sobre a venda do sistema S-300 está quase pronto

Diversos
Por

S-300

O contrato para o fornecimento de sistemas de lançamento de mísseis S-300 ao Irã será assinado em breve, declarou o vice-ministro do Exterior russo, Sergei Ryabkov. A declaração foi feita no âmbito da exposição de armas Russia Arms Expo 2015, iniciada no dia de ontem (9/09) na cidade de Nizhny Tagil.

Segundo Ryabkov “todas as decisões políticas foram tomadas”, mas o vice-ministro sublinhou que “os parâmetros do novo contrato são comerciais”, inclusive a retirada da demanda jurídica contra a Rússia, ou seja, constituem segredo comercial.  O cientista político, professor e especialista em assuntos do Irã, Vladimir Sazhin, comentou sobre o contrato de fornecimento dos S-300 ao Irã, “O problema dos S-300 realmente existe nas relações entre a Rússia e o Irã. Durante cinco anos este contribuiu para baixar o nível de confiança entre os dois países.”

s-300

O conselheiro do chefe do Parlamento iraniano, Hossein Sheikholeslam, declarou que “a decisão tomada sobre a próxima assinatura do contrato de fornecimento dos S-300 é um passo ponderado dos lados russo e iraniano de aproximação recíproca. Durante um longo período, o povo iraniano era de opinião que não se pode ter confiança a Rússia. É agradável ver que o estereótipo foi quebrado.”

Lembramos que o acordo foi assinado em 2007, mas em 2010 o Conselho de Segurança da ONU aceitou a resolução número 1929 que proibiu o fornecimento de armamentos ofensivos pesados ao Irã. O então presidente russo Dmitry Medvedev proibiu o fornecimento dos sistemas, embora os S-300 não estivessem abrangidos pela proibição. Provavelmente, esta decisão foi tomada devido à situação complicada no Irã entre anos 2010 e 2011, quando a inquietação da comunidade internacional com o problema nuclear iraniana atingiu o pico.

[vsw id=”4YGaq8QW0x4″ source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]

O presidente da Rússia Vladimir Putin, assinou um decreto suspendendo o embargo à venda de sistemas antiaéreos S-300 ao Irã pouco depois de o grupo P5+1 entrar em acordo com Teerã sobre os moldes de um procedimento que garantirá a natureza pacífica do programa nuclear iraniano.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional