RSS
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Internacional

Exercício Lion Effort 2015 – Operadores do Caça Gripen se reúnem na Tchecoslováquia

Por   

multinational Gripen

A Base Aérea de Cáslav, na República Tcheca entre os dias 11 e 24 de maio, será o palco para o exercício Lion Effort 2015, que reúne os operadores do caça Gripen. O exercício é realizado a cada três anos, reunindo cerca de 30 aviões e de 300 militares.

multinational Gripen.2

Além dos Gripen´s Tchecos, também irão estar presentes os da Suécia e da Hungria, além de representantes da Real Força Aérea Tailandesa e Sul-Africana. Esta edição conta também com a participação de caças F-16 da Polônia e Eurofighters da Alemanha, operando a partir de suas próprias bases aéreas, conforme informado pela próprio comando do exercício.

multinational Gripen.3

O exercício conta também com a participação de um avião Saab 340 Erieye AEW e um avião reabastecedor KC-130, ambos da Força Aérea Sueca, bem como quatro aviões L-159 da República Checa, assim como aviões de transporte CASA, helicópteros de ataque Mi-24 e de transporte Mi-171.

AIR_L-159T_and_L-159_lg

A fase inicial do exercício consiste em voos de familiarização da região, enquanto que o “grosso” do exercício irá ocorrer à partir do dia 20 de maio e se estendendo até o final do dia 23, aonde ocorrerão voos dos mais variados tipos de missões de combate aéreo, bem como a posterior e necessária avaliação dessas operações.

multinational Gripen.5

As missões serão executadas e voadas tanto por uma única nação, como por formações multi-nacionais em COMAO, por forma a agilizar e padronizar o exercício em seu procedimentos para as tripulações, de forma que se assemelhe do que acontece com os exercícios em que por exemplo os F-16 da EPAF são os protagonistas.

gripen sueco.2

Segundo relato do ultimo Lion Enfort (2012) os Generais Albert Sáfár da Força Aérea Húngara e Tsoku Khumalos da África do Sul, avaliaram assim : “o exercício tem se mostrado um sucesso e permitiu muitas e proveitosas experiências aos utilizadores do avião. Podemos ver pela cara dos nossos pilotos o quanto estão satisfeitos com estas operações conjuntas entre os países utilizadores do Gripen!” finalizaram.

gripen sul africano

O Gripen vem se revelando um caça bastante “maleável”, dado tratar-se de uma aeronave com boas características e capaz de realizar diversos tipos de missões, e que as cumpre com todos os requisitos de que diversas nações adotam em suas defesas, bem como no âmbito das alianças de que fazem parte. Exercícios como o “Lion Effort” são, portanto, muito importantes para os países envolvidos, na medida em que a troca de “know-how” lhes é muito útil na rentabilidade do uso deste tipo de aeronave.

multinational Gripen.4

 

Fonte | Fotos: operacional

, , , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.