• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Marinha

Marinha do Brasil forma 1.157 novos sargentos

Por   

Ministro Jaques Wagner destacou o processo de modernização pelo qual a Força Naval vem passando

A Marinha do Brasil formou, nesta quarta-feira (3), 1.157 sargentos, que concluíram cursos em diversas especialidades no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. “Orgulho-me em ser o primeiro titular da pasta a participar de uma formatura no CIAA”, disse.

Em seu discurso, o ministro destacou o processo de modernização pelo qual a Força Naval vem passando. “Vivemos um momento de planejamento de longo prazo e desenvolvimento de equipamentos. O Programa de Submarinos (Prosub) da Marinha prevê a construção, no Brasil, de quatro submarinos convencionais a diesel-elétrico e um à propulsão nuclear”. De acordo com ele, a iniciativa irá aumentar o “poder dissuasório do país”.

Do total de formandos, 174 eram mulheres. Além disso, cinco eram alunos vindos da Namíbia. Acerca do assunto, Jaques Wagner citou a integração com a nação-amiga. “Temos um modelo bem-sucedido de cooperação com a Namíbia, que possibilitou criar a Marinha deles. Ademais, possuímos sólido programa de intercâmbio escolar.”

Cerimônia e visita

O comandante do CIAA, contra-almirante Hermann Iberê Santos Boehmer Junior, fez leitura alusiva à data e afirmou que o evento é um dos mais importantes no calendário da Força. “Vocês são verdadeiros homens e mulheres do mar. Respondam às expectativas da Marinha”, completou.

Em seguida, os padrinhos e madrinhas realizaram aposição das divisas nos novos praças. O ministro da Defesa entregou placa e diploma ao sargento Jadson Rosenmann, primeiro colocado da turma Almirante Maximiano. Ele foi condecorado com a Honra ao Mérito do Ministério da Defesa por ter se destacado em suas atividades. Um desfile encerrou a cerimônia de formatura.

Marinha do Brasil formou 1.157 sargentos

Logo após, Jaques Wagner visitou algumas salas, onde são ministradas as aulas do Curso Especial de Habilitação a Sargento. Conheceu, por exemplo, um pouco dos ensinamentos na área de “máquinas”, como regulagem de registro de motor e manutenção em aparelhos de refrigeração.

Passou, ainda, pelo setor de “marinharia” e ficou a par das técnicas utilizadas para fazer diferentes tipos de nós – importantes para o uso a bordo. Visitou também o Laboratório de Mecatrônica, onde a técnica de domínio nacional simula o timão de um navio. Todas as atividades foram acompanhadas pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Sobre o Centro

O CIAA é o maior centro de instrução de praças da Força Naval. Somente este ano, vão passar pela instituição 6.517 alunos. Os cabos que são qualificados saem promovidos a terceiro-sargento e poderão alcançar até a patente de suboficial. No local, são ofertadas aulas teóricas e práticas de especialidades como aviação, administração, comunicações, eletrônica e máquinas, entre outros.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.