News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 24 de May de 2024
Home » Mercado & Indústria » ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

Mercado & Indústria

Participação brasileira reforçou laços internacionais e buscou oportunidades comerciais na Ásia

No dia 6 de maio teve início a 18ª edição do Defence Service Asia Exhibition and Conference (DSA), evento de destaque no cenário internacional de defesa e segurança, que aconteceu até o dia 9, no Centro Internacional de Comércio e Exposições da Malásia (MITEC), em Kuala Lumpur, na Malásia.

A indústria brasileira esteve representada no Espaço Brasil, viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Na cerimônia de inauguração oficial do estande estiveram presentes o Conselheiro Felipe Lernen, representando o Embaixador do Brasil na Malásia, Ary Norton de Murat Quintella, além dos Secretários Victor Cirne e Fábio Baptista, também da Embaixada.

Acompanharam ainda o descerramento da faixa, o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa da Secretaria de Produtos de Defesa, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaguchi, o diretor de Projetos da ABIMDE, coronel Antonio Ribeiro e representantes da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

“Quero destacar o apoio expressivo que recebemos da Embaixada Brasileira na Malásia. Ainda que o embaixador estivesse em atividade fora do país, desde nossa chegada, seja na parte administrativa, seja na busca de melhores informações sobre futuros negócios, fomos prontamente atendidos pela equipe da Embaixada”, agradeceu o coronel Antonio Ribeiro, coordenador do Espaço Brasil.

A participação no Defence Service Asia Exhibition and Conference proporcionou o intercâmbio de ideias, tecnologias e estratégias entre as nações, promovendo o desenvolvimento de soluções avançadas para os desafios contemporâneos em segurança e defesa.

Nesse contexto dinâmico, a presença da ABIMDE e das empresas Akaer, Gespi e M&K Logistics, destacou o compromisso do Brasil com a excelência na indústria de defesa, ao mesmo tempo em que reforçou os laços de cooperação com as nações asiáticas.

“O sudeste da Ásia é uma região de grande importância para nossa Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) e a Malásia se sobressai por seu grande crescimento econômico. Isto nos oferece grandes perspectivas de incremento na relação comercial não apenas com o país, mas, pela extensão da feira, todo o entorno acaba sendo beneficiado. Nossa intenção foi reforçar o contato com os vizinhos locais, Indonésia, Filipinas, Tailândia e toda região abrangida pela feira,” destacou Ribeiro. Durante o evento, as empresas receberam a visita de delegações estrangeiras e participaram de conversas sobre temas de interesse do setor e oportunidades comerciais. O ponto alto foi a visita de um representante do Vice-ministro da Defesa da Malásia, Datuk Sri Ikmal Hisham Abdul Aziz, que sondou as empresas brasileiras e suas capacidades. O diálogo entre os países promoveu a cooperação internacional e abriu caminho para possíveis parcerias futuras.

Pela primeira vez no DSA, o representante da Gespi, Bruno Almeida, disse que sua empresa participou como expositora com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, que já possui negócios na região. “Acaba sendo importante estarmos aqui e encontrarmos nossos parceiros locais. O ponto positivo da feira, como todas que participamos, é o benchmarketing, é conseguirmos perceber como a Gespi pode se posicionar no mercado mundial”, opinou.

Para o representante da Akaer, Reinaldo Gonçalves, a participação da empresa foi uma oportunidade para conhecer melhor o mercado da Malásia e região. “Tivemos contato com empresas da Malásia e potenciais parceiros. Identificamos oportunidades e as demandas que eles possuem, realizamos também os primeiros contatos com o Ministério da Defesa e a Força Aérea do país”, contou Reinaldo.  

Já Marcos Felipe, executivo de vendas da M&K Logistics, disse que a participação na feira

foi muito produtiva, com vários contatos e possíveis negócios. Ele destacou a estrutura e apoio que recebeu durante o evento. “O coronel Antonio Ribeiro foi muito solícito, conseguimos ter uma ótima feira graças ao apoio da ABIMDE e da ApexBrasil, por isso os nossos mais sinceros agradecimentos”.

Brazil Defense

O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas. Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Fonte | Fotos: ABIMDE / Rossi Comunicação