News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Ministério da Defesa homenageia os mantenedores da paz das Nações Unidas

Ministério da Defesa homenageia os mantenedores da paz das Nações Unidas

Ministério da Defesa
Por

peace_inter

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, prestou nesta sexta-feira pela manhã, no Comando Militar do Planalto, em Brasília, homenagem aos homens e mulheres mantenedores da paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A celebração marca o Dia Internacional dos Peacekeepers – como esses oficiais e praças são chamados.

Em ordem do dia lida no evento, Jaques Wagner destaca que o Brasil se orgulha de sua contribuição para as operações de paz da ONU. “Nossos capacetes azuis são reconhecidos por seu profissionalismo e preparo, e também, por seu humanismo e empatia em relação às populações”. Em sua mensagem, ele salienta que os peacekeepers brasileiros trabalham em 10 das 17 operações de paz da ONU, “e isso significa tanto um grande reconhecimento quanto uma grande responsabilidade”.

De acordo com Wagner, a liderança no Haiti oferece valiosa oportunidade de aprendizado e de aprimoramento de nossas capacidades. “A Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti], há mais de dez anos, vem permitindo ao Brasil demonstrar sua capacidade de gerenciamento de conflitos de forma diferenciada com resultados significativos”.

Em entrevista à imprensa, o ministro disse que a participação brasileira em missões de paz representa o sentimento do povo brasileiro, um povo pacífico, e externa a nossa solidariedade, carregada de humanismo. Ele ainda lembrou que por meio do comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (Unifil), o Brasil contribui significativamente para a segurança de uma região sensível e estratégica.

“Apesar de todo sofrimento que já passaram, os haitianos são um povo muito forte e guerreiro e recebe muito bem o militar brasileiro.” Capitão Karla Roberta

Dia Internacional dos Peacekeepers celebra primeira missão de paz autorizada pela ONU em 1948

Também, Jaques Wagner citou como exemplo eficiência e determinação, a Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (Monusco), comandada por um brasileiro, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Solenidade

A cerimônia teve início com o canto do Hino Nacional. Após, se deu a leitura da ordem do dia. Em seguida, o ministro da Defesa, acompanhado de autoridades civis e militares, homenagearam os militares que doaram suas vidas no cumprimento de seus deveres em missões de paz. Uma coroa de flores foi depositada no dispositivo símbolo do capacete azul, que identifica os integrantes mortos das Nações Unidas.

Dando término ao evento, tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e do grupamento de ex-integrantes boinas azuis desfilaram em continência e ao som de canções das três Forças Armadas. O ministro Jaques Wagner foi convidado para conhecer a exposição alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers. Na oportunidade, ele cumprimentou e conversou com militares que participaram de missões da ONU.

O primeiro sargento do Exército Gasparini declarou que teve a honra por duas vezes, de servir na missão do Haiti, em 2008 e 2013. “Servir nesta missão foi de vital importância em nossas vidas, levando um pouco de esperança àquele povo”.

 Para a capitão Karla Roberta Holanda Gomes Moreira, que participou do 19º Contingente Brasileiro no Haiti, em 2013, a experiência foi de fundamental importância tanto no aspecto profissional como pessoal. A militar, como oficial de comunicação social, era responsável por divulgar o trabalho dos brasileiros e enfatiza que conhecer uma realidade diferente fortalece o treinamento do militar.

“Apesar de todo sofrimento que já passaram, os haitianos são um povo muito forte e guerreiro e recebe muito bem o militar brasileiro”, lembrou.

Interna grande peacekeepers

Estiveram presentes à solenidade, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira Bacelar; da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o representante do comandante do Exército, general Joaquim Maia Brandão Júnior; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi; a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Maria Chiavon; o comandante Militar do Planalto, general Racine Bezerra Lima Filho, além de outros oficiais generais, adidos militares estrangeiros, autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Confira aqui a Ordem do Dia do ministro da Defesa, alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa