News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Tuesday, 19 de March de 2024
Home » Segurança Pública » BOPE (MT) ministra Curso de Técnicas Avançadas à policiais federais, civis e militares

BOPE (MT) ministra Curso de Técnicas Avançadas à policiais federais, civis e militares

Diversos
Por

bope-instrui-tecnicas-avancadas-para-policiais-federais

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar de Mato Grosso, está capacitando policiais federais, civis e militares no Curso de Técnicas Policiais Avançadas (CTPA), que participam em Cuiabá do Curso de Tripulação Aérea da instituição federal. Com início nessa segunda-feira (26.10), as instruções ocorrem até a próxima quarta-feira (04.11), na sede do Bope, na Capital, e também na região de Chapada dos Guimarães.

Participam das atividades seis alunos oriundos das polícias Federal (03), Civil (01) e Militar (02) de Goiás e do Distrito Federal. São 100 horas/aula de curso, em que são aplicadas disciplinas como Rastreamento, Busca e Varredura, Planejamento Operacional e Técnicas de Ações Imediatas. Conforme o coordenador da capacitação, tenente Saulo Pellegrini Monteiro, “o curso contribui para troca de experiência, além de ser uma forma de estreitar laços com outras instituições que compõem a segurança pública em geral”.

Para o coordenador do curso da PF, agente Paulo Costa da Silva, a experiência adquirida pelo Bope de Mato Grosso no enfrentamento aos assaltos a banco, chamados de ‘novo cangaço’, fez com que a unidade policial tornasse referência no Brasil e que motivou a busca pelo treinamento junto à unidade da Polícia Militar mato-grossense.

“Mesmo que o nosso curso visa especializar os policiais em operações aéreas, ainda sim precisamos adquirir conhecimento técnico sobre atividades em terra. Quando elaboramos o curso, pensamos em tudo que há de melhor e referência no país para capacitar nossos policiais. E o Bope de Mato Grosso é hoje o que há de melhor no que se refere ao enfrentamento do ‘novo cangaço’. Um problema que assola de norte a sul do país, e que a unidade conseguiu minimizar aqui no Estado”, explica Paulo.

FONTE: AssCom PM-MT, Por Dana Campos FOTOS: André Romeu

Fonte | Fotos: operacional