News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Exército » CPOR/RJ celebra o dia do oficial da reserva

CPOR/RJ celebra o dia do oficial da reserva

Exército
Por

20161104_095549-copy

No último dia 04 de novembro, foi realizada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército, localizado no Rio de Janeiro, formatura alusiva ao dia do Oficial da Reserva (R/2).

Atuais alunos do Centro e Oficiais R/2 de todas as épocas se reuniram na casa de Correia Lima para celebrar a data em solenidade presidida pelo Gen Ex João Camilo Pires de Campos, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Estiveram presentes também o Gen Div Julio Cesar de Arruda, diretor da Diretoria de Educação Superior Militar; o Gen Bda Severino de Ramos Bento da Paixão, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; e do Cel Luiz Cyrillo de Lima Junior, comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – RJ.

O presidente do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva 2° Ten R/2 Sergio Pinto Monteiro destacou em sua fala a história do Ten Cel Luís de Araújo Correia Lima, filho mais velho do Gen Div Gonçalo Correia Lima, e responsável por formar os alicerces da reserva militar brasileira. Considerado um dos maiores heróis da FEB e bravo representante dos oficiais da reserva, o Ten R/2 Apollo Miguel Rezk também foi lembrado como único militar não americano, e único brasileiro, agraciado com a Distinguished-Service Cross, considerada a mais importante condecoração de bravura do governo dos Estados Unidos, e somente concedida a três combatentes na Campanha da Itália.

Hoje o Exército Brasileiro possui 8895 oficiais temporários e pouco mais de 3000 de carreira. A farda não é uma veste, que se despe com facilidade,mas uma outra pele, que adere à própria alma para sempre.” – destacou o chefe do DECEX.

Durante a solenidade algumas autoridades civis e militares foram agraciados com a medalha militar Major Joaquim Thiago da Fonseca, criada em homenagem ao Major Joaquim Thiago da Fonseca (1921-2009), integrante da diretoria da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e sócio benemérito da Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. Entre os agraciados estavam o deputado federal Jair Bolsonaro, o deputado estadual Flávio Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro, o Sr. Breno Amorim, presidente da Casa da FEB, o Sr. Rafael Sayão, editor-chefe da revista Operacional, e o Sr. Alfredo Duarte, diretor do núcleo Ibirapuera da Sociedade de Veteranos de 1932.

O Dia do Oficial R/2 foi estabelecido pelo Exército Brasileiro na Portaria nº429 de 18 de julho de 2006 e marca a data natalícia do Tenente- Coronel Luiz de Araújo Correia Lima.

Fonte | Fotos: operacional

Tags: - - - -