News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Exército » Regimento Sampaio inaugura seu espaço cultural

Regimento Sampaio inaugura seu espaço cultural

Exército
Por

20161124_121122-copy

O circuito de museus militares do Rio de Janeiro acaba de ganhar uma nova pérola em sua coroa: o Espaço Cultural Regimento Sampaio, localizado na Vila Militar, Rio de Janeiro.

Sediado no tradicional 1º Batalhão de Infantaria Motorizada, unidade histórica do Exército Brasileiro e que tem suas origens vinculadas ao Terço do Rio de Janeiro criado em 1567 pelo governador-geral do Brasil Men de Sá para para combater os franceses na região da Baía da Guanabara. Com uma riqueza história difícil de ser superada nas fileiras do Exército Brasileiro, a unidade passa a contar agora com um espaço moderno e muito bem planejado para apresentar em detalhes seu valioso passado.

Inaugurado em 11 de junho de 1980, o espaço cultural passou por um processo de reestruturação coordenado pela historiadora Angelita Ferrari e pelo Ten Cel Marcos Antonio Tavares da Costa, comandante da unidade. Durante mais de um ano o espaço foi cuidadosamente preparado para apresentar melhor o acervo da unidade. O resultado deste trabalho pode ser conferido hoje (24) na cerimônia de inauguração do novo espaço. A solenidade, presidida pelo Gen Bda Ramon Marçal da Silva, comandante do Grupamento de Unidades – Escola da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, e contou com a presença do Cel Denilson Santos Leitão, subdiretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, e do Cel R1 Amauri Faia, chefe do escritório da FHE/POUPEX, patrocinadora da reforma do espaço.

20161124_105013-copy

Entre os convidados que tiveram a oportunidade de conhecer o espaço no ato de sua inauguração, a surpresa e o entusiasmo em relação ao espaço foram sentimentos unânimes. Estruturado através de uma museografia atrativa e moderna, o espaço conduz o visitante a conhecer cada momento da história do Regimento, desde o período imperial até sua atuação na segurança dos jogos Rio 2016. Definido como “espaço cultural” por questões técnicas de museologia, o espaço não deixa a desejar a nenhum museu militar do país. Antes mesmo de ingressar no espaço cultural o visitante tem o prazer de contemplar uma pintura modernista, desenvolvida pelo Sgt Eira, e que apresenta em pinceladas ousadas a história do 1º Batalhão de Infantaria Motorizada.

A Vila Militar ganha um espaço fantástico de preservação da história militar brasileira. O espaço cultural do Regimento Sampaio é didático, moderno e muito agradável, sem dúvida irá entrar para o roteiro histórico do Rio de Janeiro. Uma espaço a altura da histórica Vila Militar e do invicto Regimento Sampaio.” – declarou o jornalista e historiador Rafael Sayão, editor-chefe da revista Operacional.

Atento ao fato de que a cultura e o conhecimento não podem ficar confinados, o Regimento Sampaio irá abrir o seu espaço cultural a visitação. As visitas serão realizadas de terça a quinta-feira, das 09:00 às 11:00. A entrada é gratuita e maiores informações podem ser obtidas através do telefone 2457-4043.

Fonte | Fotos: operacional