• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

Esquadrão Tenente Amaro celebra dia da vitória e da Cavalaria

Por   Redação

No último dia 18 de maio de 2018, o 1° Esquadrão de Cavalaria Leve, Esquadrão Tenente Amaro, localizado na cidade de Valença (RJ), realizou uma grande festa em celebração ao dia da Cavalaria, dia da vitória e entrega da boina aos novos recrutas. A solenidade foi presidida pelo comandante da unidade Maj Rafael Barbosa Pereira e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da 12° Brigada de Infantaria Leve, Cel Sérgio Borges de Medeiros; do futuro comandante do 1° Esqd C L (2019-2020),  TC Angelo Moreira Carnaval; do prefeito de Valença, Sr. Luiz Fernando Furtado da Graça; do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Saulo de Tarso Pereira Correa da Silva; do vereador Rafael de Oliveira Tavares; do  delegado da 91ª DP, Dr. Luciano Coelho dos Santos; do presidente da Associação Comercial Industrial de Valença, Sr.Sebastião Vieira; e dos coordenadores do Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias.

Diante do busto do Marechal Osório, foi realizada uma solenidade marcada por muita emoção, principalmente por parte dos recrutas e seus familiares que receberam na ocasião a tradicional boina bege das tropas aeromóveis do Exército Brasileiro, e das personalidades homenageadas com medalhas e diplomas. Pela primeira vez o Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias realizou a entrega de diplomas de “Amigo do Grupo”. Foram agraciados o prefeito Fernando Graça, o vereador Saulo Correa, o Maj Rafael Pereira, o 1° Ten Waldney Calixto, a seção de Valença da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e o presidente da ACIVA Sebastião Vieira. Segundo um dos coordenadores do grupo, a escolha da cidade para o início da entrega dos diplomas teve um motivo especial.

Poucos sabem, mas é em Valença, mais especificamente na Fazenda Santa Mônica, no distrito de Barão de Juparanã, que Caxias faleceu às 23h do dia 7 de maio de 1880. O Barão de Santa Mônica, era casado com a filha de Duque de Caxias, Luiza Loreto Vianna de Lima e Silva, e foi nesta fazenda valenciana, sentado na sacada da propriedade e contemplando os incontáveis pés de café, que o Pacificador passou os últimos de sua vida gloriosa.” –  explicou o historiador e jornalista Rafael Sayão.

Destaque no evento para a forte presença da população da cidade ao evento e para as cinco viaturas históricas preservadas da unidade. Hoje, o 1° Esqd C L é uma das unidades do Exército Brasileiro com o maior número de viaturas preservadas em condições de deslocamento autônomo. O ano de 2018, marca os 100 anos da presença do Exército Brasileiro na cidade de Valença, localizada no Sul do Rio de Janeiro e conhecida como “Princesinha da Serra”.

, , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.