RSS
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Exército

Dezenove pessoas são presas suspeitas de extração ilegal de minérios em RO

Por   Redação

Dezenove pessoas foram presas suspeitas de extração ilegal de minérios, em meio a mais uma das ações da Operação (Op) Verde Brasil no último fim de semana. Ao todo, cerca de 100 agentes da Polícia Federal (PF), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Nacional (FN), atuaram em conjunto nesta ação. O resultado foi divulgado pela PF na noite desta segunda-feira (7). A Op Verde Brasil é uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que objetiva o combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais em toda a área da Amazônia Legal.

A operação aconteceu em uma área de preservação ambiental no rio Madeira, no Distrito de Jaci-Paraná, distante cerca de 80 quilômetros de Porto Velho, RO.

Além de efetivarem as prisões, os agentes encontraram embarcações (dragas e balsas) usadas para a extração de ouro. Os 19 detidos foram levados à sede da Polícia Federal em Porto Velho e, na sequência, encaminhados ao sistema prisional estadual. Eles responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e ambientais. Um dos envolvidos que está preso vai responder também por porte ilegal de arma de fogo.

A manutenção da Operação Brasil Verde, mesmo após a queda significativa do número de queimadas, demonstra que as ações do Governo Federal não estão pautadas somente no combate a incêndios e sim em uma ação ampla de combate a crimes ambientais, atribuição de uma percepção positiva do país no espectro mundial e reconquista de um território antes dominado por uma irresponsável política de livre atuação, sem regulamentação, de Organizações Não-Governamentais estrangeiras na região.

Antes dessa ação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, da Polícia Federal e da Força Nacional, o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, esteve em Porto Velho para participar de uma audiência pública que discutiu a mineração em terras indígenas. Antes do início do evento, indígenas de diversas etnias realizaram uma manifestação contra a mineração nas terras e em apoio as ações do Governo Federal na região.

Fonte | Fotos: Redação com informações do G1 | Polícia Federal

, , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.