News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Exército » Dezenove pessoas são presas suspeitas de extração ilegal de minérios em RO

Dezenove pessoas são presas suspeitas de extração ilegal de minérios em RO

Exército

Dezenove pessoas foram presas suspeitas de extração ilegal de minérios, em meio a mais uma das ações da Operação (Op) Verde Brasil no último fim de semana. Ao todo, cerca de 100 agentes da Polícia Federal (PF), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Nacional (FN), atuaram em conjunto nesta ação. O resultado foi divulgado pela PF na noite desta segunda-feira (7). A Op Verde Brasil é uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que objetiva o combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais em toda a área da Amazônia Legal.

A operação aconteceu em uma área de preservação ambiental no rio Madeira, no Distrito de Jaci-Paraná, distante cerca de 80 quilômetros de Porto Velho, RO.

Além de efetivarem as prisões, os agentes encontraram embarcações (dragas e balsas) usadas para a extração de ouro. Os 19 detidos foram levados à sede da Polícia Federal em Porto Velho e, na sequência, encaminhados ao sistema prisional estadual. Eles responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e ambientais. Um dos envolvidos que está preso vai responder também por porte ilegal de arma de fogo.

A manutenção da Operação Brasil Verde, mesmo após a queda significativa do número de queimadas, demonstra que as ações do Governo Federal não estão pautadas somente no combate a incêndios e sim em uma ação ampla de combate a crimes ambientais, atribuição de uma percepção positiva do país no espectro mundial e reconquista de um território antes dominado por uma irresponsável política de livre atuação, sem regulamentação, de Organizações Não-Governamentais estrangeiras na região.

Antes dessa ação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, da Polícia Federal e da Força Nacional, o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, esteve em Porto Velho para participar de uma audiência pública que discutiu a mineração em terras indígenas. Antes do início do evento, indígenas de diversas etnias realizaram uma manifestação contra a mineração nas terras e em apoio as ações do Governo Federal na região.

Fonte | Fotos: Redação com informações do G1 | Polícia Federal