News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 08 de May de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil realiza ação de prevenção e combate ao COVID-19 em Paquetá

Marinha do Brasil realiza ação de prevenção e combate ao COVID-19 em Paquetá

Marinha

Com o propósito de dar continuidade às ações de desinfecção de locais de grande circulação de pessoas, a Marinha do Brasil (MB) realizou, na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, nova ação de combate à proliferação do coronavírus, desta vez, na Estação das Barcas em Paquetá. Em coordenação com o Comando Conjunto Leste, a ação está inserida no contexto da Operação Covid-19, em atendimento à diretriz emanada pelo Ministério da Defesa, que regula o emprego das Forças Armadas na prevenção e no combate ao vírus.

Para a ação, a MB empregou Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP) e Embarcações de Desembarque de Viatura e Material (EDVM), assim como um Destacamento de Fuzileiros Navais composto por cerca de 30 militares, que, após o desembarque na Praia da Moreninha, em Paquetá, realizou a atividade de desinfecção Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) na Estação das Barcas, feita a partir de um descontaminante a base de hipoclorito de sódio, com cloro ativo, e álcool 70%.

Em proveito às Operações para Desinfecção de locais públicos com grande quantidade transeuntes, a Companhia de Polícia do Batalhão Naval foi empregada com um Grupo de Polícia que proveu a segurança dos militares do CDefNBQR, bem como foi responsável pelo isolamento da área desinfectada.

De acordo com o chefe de Estado-Maior do Grupamento Operativo de Defesa NBQR da MB, Capitão de Mar e Guerra (FN) Márcio da Mota Xerém, essas ações de desinfecção fazem parte de um contexto maior, envolvendo todo o território nacional, a partir de demandas acatadas por diversos comandos conjuntos em organizações militares ou distritos navais do país. “Nossos militares foram selecionados para realizar essas atividades em prol da sociedade devido à ampla capacitação técnica que possuem, bem como à experiência adquirida durante grandes eventos públicos realizados no país, como Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas”, destacou.

Usuário das barcas, o biólogo Antônio Edson ressaltou a relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Forças Armadas. “Esse trabalho de desinfecção é muito importante, pois transmite segurança e confiança às pessoas que dependem do transporte público para continuar realizando suas atividades”.

A Estação das Barcas (Praça XV) foi o primeiro local a ser desinfectado, no dia 26 de março, em uma ação que contou com a participação de 49 militares do Corpo de Fuzileiros Navais, treinados em procedimentos de Defesa NBQR. No sábado, 28, o Terminal Alvorada do BRT passou por desinfecção.

A capacidade de, a partir do mar, atuar em uma área de interesse no litoral, é inerente ao Poder Naval da Marinha. A mobilidade marítima, conferida pelo emprego de embarcações, somada ao emprego das tropas de Fuzileiros Navais, componente anfíbio do poder naval, possibilita à MB atuar tempestivamente em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse.

Fonte | Fotos: CGCFN