News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Exército » Precursores realizam salto livre operacional com 2º BAvEx

Precursores realizam salto livre operacional com 2º BAvEx

Exército

Entre os dias 08 e 12 de junho de 2020, a Companhia de Precursores Pára-quedista,por intermédio do 1º Destacamento de Precursores e do 4º Destacamento de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA), apoiada por especialistas DOMPSA do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar, realizou um adestramento de salto livre operacional (SLOp)em conjunto com o 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), por meio de suas 1ª e 2ª Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral,nos municípios de Taubaté e Tremembé, SP.

A atividade teve por objetivo geral desenvolver as capacidades operativas de infiltração por SLOp das tripulações e Equipes de Precursores. Para tanto, foram realizados módulos de adestramento diurnos e noturnos, com e sem apoio de solo (“às cegas”), e com o emprego de óculos de visão noturna (OVN)de última geração e meios infravermelhos diversos por parte de todos os envolvidos no salto: pilotos, mecânicos de voo, saltadores e mestres de salto livre (MSL).

Ao todo, foram realizados 22 lançamentos diurnos e 09 noturnos das aeronaves Pantera K2 (HM-1) e Cougar (HM-3). A importância desse adestramento em particular para a Força Terrestre reside em um duplo ineditismo: execução de lançamentos SLOp de pessoal com esses modelos de aeronaves em voo noturno com OVN; e emprego dos meios da Cia Prec Pqdt e do 2º BAvEx.

Esse tipo de atividade especializada traz consigo um considerável incremento operacional nas capacidades operativas da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Aviação do Exército, forças de emprego estratégico do Exército Brasileiro.

Fonte | Fotos: Operacional | Cia Prec Pqdt