News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil atua na retirada de passageiros de navio em Recife

Marinha do Brasil atua na retirada de passageiros de navio em Recife

Marinha

 

Como parte da Operação Covid-19 do Ministério da Defesa (MD), a Marinha do Brasil (MB) atuou, neste sábado (21), na retirada de passageiros de um navio de cruzeiro retido em Recife (PE), desde que um passageiro foi atestado com Covid-19.

Militares especializados do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) foram empregados na missão. Dentro da Operação Covid-19, caberá também à MB estabelecer as ligações com os órgãos competentes para a coordenação das ações nos portos e terminais marítimos.

Este trabalho da MB visa contribuir com o controle de entrada de passageiros e tripulantes, incluindo informações sobre o trânsito de navios na costa brasileira e, especialmente, quanto à previsão de atracação de navios de cruzeiro.

O Exército, assim como as outras duas Forças Singulares, deverá empregar os seus meios do sistema de saúde e meios operativos. Já a Força Aérea deverá estabelecer ligações com os órgãos federais de coordenação das ações nos aeroportos e fornecer apoio aéreo quando solicitado.

As Forças Armadas apoiarão as triagens de pessoas com suspeitas de infecção para encaminhamento a hospitais. Laboratórios das Forças Armadas foram acionados para trabalhar na realização de exames e produção de insumos.

Além disso, poderão ser instalados hospitais de campanha, com especial cuidado. Há uma elevada demanda e limitada disponibilidade desses meios. Esses hospitais foram concebidos para emprego em operações militares e humanitárias, possuindo, portanto, baixa capacidade de leitos, devendo ser adaptados às condições da presente pandemia.

O MD criou na última sexta-feira (20) dez Comandos Conjuntos, distribuídos por todo o Brasil. Eles foram ativados para auxiliar os estados no combate ao novo Coronavírus.

Foi estabelecido também um Centro de Operações Conjuntas (COC) no MD para acompanhar a evolução da situação e coordenar o planejamento e emprego das Forças Armadas. O COC funciona de forma integrada com o Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM).

Fonte | Fotos: CT Fabrício Costa / Ministério da Defesa