News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 07 de May de 2024
Home » Exército » Brigada Aeromóvel realiza intercâmbio operacional de Combatente de Montanha

Brigada Aeromóvel realiza intercâmbio operacional de Combatente de Montanha

Exército

No período de 17 a 21 de outubro, tropas do 5º Batalhão de Infantaria Leve, do 2º Batalhão de Infantaria Leve, do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, participaram da Operação Falcão Montanha na região de Belo Horizonte.

Durante a semana de atividades, o grupamento formado por 60 militares, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados, realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha, conduzido pelo 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, visando capacitar os militares a operarem em ambiente operacional de montanha.

A atividade foi coroada com a realização de uma operação simulada, em que a tropa de estagiários da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), já adaptados, puderam colocar em prática o conhecimento adquirido nas instruções durante a realização de uma Infiltração Aeromóvel em ambiente de montanha, realizada no Campo Escola de Montanha, na região de Serra da Piedade, em Caeté-MG, a 1.746 metros acima do nível do mar.

A formatura de brevetação finalizou o intercâmbio, oportunidade em que os novos escaladores militares do Exército Brasileiro receberam o distintivo semicircular de Montanha.

 

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) é uma tropa de emprego estratégico, integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro, apta a atuar em qualquer região do Brasil. Por essa razão, a tropa se adestra constantemente nos ambientes operacionais de selva, montanha, caatinga e pantanal, de modo a conhecer as particularidades de cada região.

Fonte | Fotos: