News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Exército » Brigada Aeromóvel realiza intercâmbio operacional de Combatente de Montanha

Brigada Aeromóvel realiza intercâmbio operacional de Combatente de Montanha

Exército

No período de 17 a 21 de outubro, tropas do 5º Batalhão de Infantaria Leve, do 2º Batalhão de Infantaria Leve, do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, participaram da Operação Falcão Montanha na região de Belo Horizonte.

Durante a semana de atividades, o grupamento formado por 60 militares, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados, realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha, conduzido pelo 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, visando capacitar os militares a operarem em ambiente operacional de montanha.

A atividade foi coroada com a realização de uma operação simulada, em que a tropa de estagiários da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), já adaptados, puderam colocar em prática o conhecimento adquirido nas instruções durante a realização de uma Infiltração Aeromóvel em ambiente de montanha, realizada no Campo Escola de Montanha, na região de Serra da Piedade, em Caeté-MG, a 1.746 metros acima do nível do mar.

A formatura de brevetação finalizou o intercâmbio, oportunidade em que os novos escaladores militares do Exército Brasileiro receberam o distintivo semicircular de Montanha.

 

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) é uma tropa de emprego estratégico, integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro, apta a atuar em qualquer região do Brasil. Por essa razão, a tropa se adestra constantemente nos ambientes operacionais de selva, montanha, caatinga e pantanal, de modo a conhecer as particularidades de cada região.

Fonte | Fotos: