News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Saturday, 20 de July de 2024
Home » Exército » Brigada Aeromóvel realiza intercâmbio operacional de Combatente de Montanha

Brigada Aeromóvel realiza intercâmbio operacional de Combatente de Montanha

Exército

No período de 17 a 21 de outubro, tropas do 5º Batalhão de Infantaria Leve, do 2º Batalhão de Infantaria Leve, do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, participaram da Operação Falcão Montanha na região de Belo Horizonte.

Durante a semana de atividades, o grupamento formado por 60 militares, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados, realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha, conduzido pelo 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, visando capacitar os militares a operarem em ambiente operacional de montanha.

A atividade foi coroada com a realização de uma operação simulada, em que a tropa de estagiários da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), já adaptados, puderam colocar em prática o conhecimento adquirido nas instruções durante a realização de uma Infiltração Aeromóvel em ambiente de montanha, realizada no Campo Escola de Montanha, na região de Serra da Piedade, em Caeté-MG, a 1.746 metros acima do nível do mar.

A formatura de brevetação finalizou o intercâmbio, oportunidade em que os novos escaladores militares do Exército Brasileiro receberam o distintivo semicircular de Montanha.

 

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) é uma tropa de emprego estratégico, integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro, apta a atuar em qualquer região do Brasil. Por essa razão, a tropa se adestra constantemente nos ambientes operacionais de selva, montanha, caatinga e pantanal, de modo a conhecer as particularidades de cada região.

Fonte | Fotos: