News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Sunday, 21 de April de 2024
Home » Exército » Brigada Fornovo di Taro realizada o 2° Festival Aeromóvel

Brigada Fornovo di Taro realizada o 2° Festival Aeromóvel

Exército

No último dia 14, na cidade de Caçapava (SP), a 12ª  Brigada  de  Infantaria  Leve  (Aeromóvel) abriu as portas do Forte  Ipiranga para a realização do maior evento militar do Vale do Paraíba, o 2° Festival Aeromóvel.

Todas as unidades subordinadas a Brigada Fornovo di Taro participaram do evento que contou com expressiva participação popular. O festival foi aberto no dia 13 de julho, com uma solenidade militar presidida pelo Gen Ex Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste, e pelo Gen Bda  Mario Fernandes, comandante da 12ª Bda Inf L (Amv).  Na ocasião, foram homenageadas com o diploma de “Amigo da 12ª Brigada” pessoas e instituições que colaboraram e apoiaram a  Brigada no cumprimento de suas missões. Entre os homenageados, estava o Grupo de Reencenação Monte castelo (SP) que, juntamente com o Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias (RJ), foram os responsáveis pela reencenação militar do evento, despertando grande interesse  e curiosidade do público.

O festival foi marcado pela interação entre a população civil e a unidades que apresentaram no festival suas atividades principais e equipamentos.  Um dos destaques foi o 1° Esquadrão de Cavalaria Leve, localizado na cidade de Valença e subordinado a Brigada Fornovo di Taro. Com um acervo histórico muito rico, a unidade levou quatro viaturas históricas para o evento, com destaque para as viaturas M8 Greyhound e o Half Track M3A1, utilizadas pelo Esquadrão na Segunda Guerra Mundial e preservadas até os dias de hoje.

Uma série de atividades garantiu o entretenimento do público durante o festival. Militares da 12ª Brigada, com apoio de aeronaves do Comando de Aviação do Exército, realizaram a demonstração de um assalto aeromóvel. Já a Brigada de Operações Especiais realizou uma aplaudida demonstração de salto-livre operacional. O 2º Batalhão de Polícia do Exército participou do evento com uma audaz demonstração dos batedores da unidade. A Polícia Militar do Estado de São Paulo também esteve presente no evento com uma vibrante demonstração do canil do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia.

O evento, que também sediou o  1º Encontro de Motociclistas Aeromóvel, foi embalado pela apresentação de diversas bandas, atividades recreativas para o público infantil e uma grande variedade de FoodTrucks e BeerTrucks que sustentaram o público durante o festival.

Fotos: Rafael Nunes | Verde-Oliva (http://grupoverdeoliva.com.br/)

Fonte | Fotos: operacional