News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 21 de June de 2024
Home » Exército » BMPV-64, a solução ucraniana de apoio a infantaria

BMPV-64, a solução ucraniana de apoio a infantaria

Exército
Por

bmpv-64

O BMPV-64 promete ser a solução encontrada pela Ucrânia para reequipar suas forças com material de qualidade e com elevada confiança por parte dos operadores.

BMPV-64_2

Consiste no reaproveitamento do chassi do T-64, para transformar um Blindado MBT (Main Battle Tank) em um Blindado IFV (Infantry Fighting Vehicle), dessa forma a torre é removida tendo a porção superior do casco levantada e o motor é removido para a frente do veículo, aumentando o espaço interno para a tripulação e ficando em condições de receber de 10 à 12 combatentes.

 BMPV-64_2.3

Como armamento principal o BMPV-64 conta com um canhão automático de 30 mm e uma metralhadora coaxial de 7,62 mm, recebe dois mísseis anti carro no lado esquerdo da torre e possui três lançadores de granadas fumígenas na parte da frente. Como armamento secundário possui uma metralhadora de 23 mm e um lançador de granadas de 30 mm.

BMPV-64_2.4

A proteção é fornecida por uma blindagem reativa (ERA-Explosive Reactive Armor) e o casco tem condições de suportar a explosões de minas AC de até 4 kg, o que fornece uma excepcional capacidade de sobrevivência para a tropa embarcada.

[vsw id=”33uCAJDBXtk” source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]

Além disso, o blindado pode ser equipado com sistemas de proteção ativa, o que garante uma proteção igual a maioria dos MBT. O BMPV64 pesa 34.5 toneladas , porém isso não chega a ser um complicador, diante de conflitos em áreas humanizadas, a velocidade é menos relevante e a proteção se torna fundamental para o sucesso das operações.

 Namer IFV

O conceito de transformar MBTs em IFVs não é novo, Israel já realizou a conversão de chassis de tanques Centurion e segue no mesmo caminho com a conversão do Merkava em IFV pesados.

FONTE: Strategypage.com, via Centro de Instrução de Blindados

Fonte | Fotos: operacional