News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 27 de April de 2024
Home » Marinha » Novos blindados aumentarão pronto emprego do Corpo de Fuzileiros Navais

Novos blindados aumentarão pronto emprego do Corpo de Fuzileiros Navais

Marinha

Ao todo, 12 Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas vão contribuir para atuação em operações de paz, assistência humanitária e outras

Novo blindado da Marinha do Brasil, JLTV (Joint Light Tactical Vehicle)

O JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), mais novo blindado da Marinha do Brasil (MB), chega para reforçar o caráter operativo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O primeiro lote com 4 viaturas, de um total de 12, foi entregue recentemente à Força e foi adquirido dentro do PROADSUMUS, o programa estratégico da MB que visa garantir a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário ao CFN.

A chegada do JLTV amplia a família de blindados do CFN, atendendo especialmente à demanda de utilização desses veículos em ambientes urbanos e provém a proteção adequada aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais nas mais diferentes missões no Brasil e no exterior. O blindado vai contribuir para a atuação em operações de guerra naval, de paz e de Garantia da Lei e da Ordem, de assistência humanitária e de apoio à defesa Civil.

A Viatura Blindada Leve Sobre Rodas é de última geração e foi amplamente testada em combate, assegurando um nível de proteção que a torna adequada a operar, também, em situações e ambientes de desminagem humanitária. 

Novo blindado da Marinha do Brasil, JLTV (Joint Light Tactical Vehicle)

O Corpo de Fuzileiros Navais

O CFN constitui a força estratégica de pronto emprego de caráter anfíbio e expedicionário do País. Desde 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou a unidade dos Fuzileiros Navais no nível mais alto de prontidão operacional para as Operações de Paz, sendo a primeira e única do Brasil a atingir tal patamar. Única tropa formada exclusivamente por militares profissionais, os Fuzileiros Navais têm atuado intensamente, no País e no exterior, em todo o espectro das operações militares, desde Operações de Guerra Naval – como as anfíbias e as ribeirinhas; atividades com emprego limitado da força – a exemplo das Operações de Paz e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e atividades benignas – como a assistência humanitária, o Apoio à Defesa Civil e os programas de desenvolvimento social, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP). 

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, destaca o preparo e rápida reação do CFN. “Já se vão 215 anos, marcados por essa vitoriosa trajetória de honra, competência, determinação e profissionalismo. Trajetória essa que se confunde com a própria formação da nacionalidade brasileira. Afinal, estivemos presentes nos principais eventos que marcaram a história do nosso País. Desde fevereiro, os Fuzileiros Navais estão presentes em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, assim como também chegaram rapidamente a Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e em Recife (PE), quando aconteceram as fortes chuvas do ano passado”, afirma.

Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Tássia Navarro – Rio de Janeiro, RJ

Fonte | Fotos: Agência Marinha de Notícias