News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 17 de April de 2024
Home » Marinha » Hospital de Campanha do Corpo de Fuzileiros Navais inicia atendimentos em São Sebastião/SP

Hospital de Campanha do Corpo de Fuzileiros Navais inicia atendimentos em São Sebastião/SP

Marinha

Militares da saúde, engenharia, logística, infantaria e operações especiais compõem equipe na localidade.

No dia 23 de fevereiro, o navio Atlântico da Marinha do Brasil projetou equipe multidisciplinar do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) na localidade paulista de São Sebastião, atingida pelas fortes chuvas da última semana. O grande porte do navio possibilitou que, com o grupo, também fossem levados equipamentos, maquinários e materiais que serão diretamente utilizados em apoio humanitário à comunidade.

Um dos destaques do apoio enviado está na estrutura completa de um Hospital de Campanha (HCamp) com 300 leitos, que teve o início dos atendimentos à população ocorrido na tarde desta sexta-feira (24). Trinta leitos do HCamp já chegaram à região prontos a bordo do navio Atlântico, montados ainda durante a sua travessia do Rio de Janeiro até o porto de São Sebastião/SP, e aguardam previsão de funcionamento. O HCamp estará aberto ao público diariamente das 8h às 18h. O hospital, que é de responsabilidade da Unidade Médica Expedicionária da Marinha – UMEM, tem estrutura com Consultório Médico (Clínico Geral), Consultório Pediátrico, 01 leito SEP (Serviço de Estabilização do Paciente) e 06 leitos enfermaria/curativos.

O Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil (ApDefCiv) está composto por militares da saúde, engenharia, logística, comunicação, infantaria e operações especiais e há integrantes com ampla experiência de atuação em situações de catástrofes naturais e acionamentos humanitários, já tendo trabalhado em missões de paz no Haiti e no Líbano. Ao todo, são 180 fuzileiros; 18 viaturas (incluindo 7 caminhões, 4 viaturas com tração 4×4, 2 ambulâncias, 2 retroescavadeiras e 1 viatura do tipo Bobcat); material hospitalar e medicamentos.

A celeridade na separação, no embarque e na prontificação, além do cuidado com a manutenção de equipamentos, materiais e maquinários são características da projeção anfíbia com caráter expedicionário e de pronto emprego do Corpo de Fuzileiros Navais, que investe em programas de treinamento dos militares voltados a assistências humanitárias e apoio à Defesa Civil.

 

Sobre o Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil (ApDefCiv)

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) é a tropa anfíbia da Marinha do Brasil, atuando em operações de guerra naval, ações de emprego limitado da força e atividades benignas. Desde 2011, após deslizamentos de terra ocorridos em Nova Friburgo/RJ, a FFE mantém um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil (ApDefCiv) em condições de pronto emprego, no período de dezembro a março, com vistas a cooperar com os órgãos e entidades relacionadas à Defesa Civil. Periodicamente, militares recebem treinamento e têm estabelecidos procedimentos padronizados diante desse tipo de catástrofe natural.

Fonte | Fotos: Marinha do Brasil