News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Sunday, 19 de May de 2024
Home » Marinha » Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Marinha

Estrutura foi montada na cidade de Guaíba e emprega 43 profissionais de saúde

O Hospital de Campanha (HCamp) da Marinha do Brasil, que chegou ao Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (7), iniciará os atendimentos ao público nesta quinta-feira (9). A estrutura conta com mais de 40 leitos, incluindo os de internação de curta permanência, estabilização de pacientes (com respiradores, desfibriladores e monitores) e para procedimentos cirúrgicos leves  (sutura e curativos).

Serão disponibilizados atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Cirurgia Geral, empregando 43 militares da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogo e profissionais de outras especialidades.

O HCamp funcionará todos os dias, das 8h às 17h, na Avenida Nestor de Moura Jardim, 417, Parque 35, Guaíba (RS). Essa estrutura vem fortalecer e ampliar o apoio que a Força Naval vem prestando à população do Rio Grande do Sul desde o dia 30 de abril, e visa complementar o sistema de saúde da região.

Experiência em cuidados emergenciais

A montagem do HCamp está a cargo da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), que iniciou suas atividades operativas em 2010 e já foi empregada em situações de desastre dentro e fora do Brasil, como foi o caso do atendimento das vítimas de terremoto no Chile naquele mesmo ano, quando foram empregados 48 militares que realizaram mais de 13 mil atendimentos. 

Atendimento no HCamp da Marinha em 2023, na cidade de São Sebastião (SP) – Imagem: Marinha do Brasil

Além disso, em duas ocasiões distintas a UMEM pôde reforçar as ações da Defesa Civil no atendimento à população atingida por temporais na Região Serrana do Rio de Janeiro: em 2011, no município Nova Friburgo; e em 2022, na cidade de Petrópolis. Em fevereiro do ano passado, a UMEM participou da Operação Abrigo pelo Mar, com a Instalação de um HCamp para prover auxílio à população do município de São Sebastião (SP), que foi fortemente afetada pelas enxurradas e deslizamentos.

Por 1T(T) Yan Carlôto

Fonte | Fotos: Agência Marinha de Notícias