News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 24 de May de 2024
Home » Exército » Quartéis em todo o Brasil levam apoio ao Rio Grande do Sul

Quartéis em todo o Brasil levam apoio ao Rio Grande do Sul

Exército

Desde o dia 30 de abril, o Exército Brasileiro trabalha diuturnamente no resgate, apoio médico e desobstrução de vias no Rio Grande do Sul, através da Operação Taquari 2. No dia 2 de maio, o Comandante do Exército visitou a região e participou do briefing da Operação. Utilizando aeronaves, embarcações e viaturas, os militares auxiliam a população gaúcha resgatando famílias desalojadas, transportando meios e materiais destinados ao socorro da população atingida e realizando os trabalhos de engenharia para reativar a mobilidade das estradas. 

Ao todo, 58 organizações militares do Exército empregam seus meios, em pessoal e material, com o intuito de mitigar o sofrimento da população gaúcha. Tropas do Comando Militar do Sul, apoiadas por militares de diversas partes do Brasil, estão em ação na região afetada pela chuva. São homens e mulheres especializados, empregando equipamentos eficazes para o cumprimento dessa missão.

O 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, sediado em Porto Alegre, é uma das organizações engajadas na Operação Taquari 2, atuando 24 horas por dia no resgate e transporte de pessoas e animais domésticos para locais seguros.

Vindos do estado de Santa Catarina, os militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado transportaram médicos e socorristas para a cidade de Eldorado do Sul (RS), também atingida pelas chuvas.

Já os militares da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, da cidade de Palmas, no Paraná, realizaram trabalhos de melhoramento e desobstrução de vias avariadas no distrito de São Valentim, na cidade de Santa Maria (RS). Essas ações permitiram reabrir o acesso ao distrito, possibilitando o trânsito dos moradores.

Do Rio de Janeiro, foram enviados três módulos do Hospital de Campanha. O primeiro deles está instalado na cidade de Estrela, com 40 leitos de enfermaria. Equipes médicas do Hospital Militar de Área de Porto Alegre e da Policlínica Militar de Porto Alegre estão apoiando nos atendimentos. Os outros dois hospitais de campanha estão sendo instalados nas cidades de São Leopoldo e Eldorado do Sul.

O Comando de Aviação do Exército, de Taubaté (SP), e o destacamento de aviação do Comando Militar do Norte, sediado em Belém (PA) seguem no resgate de pessoas e no transporte de suprimentos por todo o Rio Grande do Sul. Simultaneamente ao trabalho de resgate, helicópteros e veículos são empregados no transporte de medicamento e insumo hospitalar, alimento, água e materiais de higiene para pessoas desabrigadas e comunidades ilhadas. O helicóptero JAGUAR, do Destacamento de Aviação do Exército de Belém, e sua tripulação cruzaram o Brasil, de norte a sul, para contribuir com os esforços de socorro às vítimas.

No dia 7 de maio, militares da Aviação do Exército levaram água e outros suprimentos para comunidades isoladas do município de Muçum (RS). A cidade foi completamente alagada pela enchente e está sem luz, água e comunicação. Centenas de moradores estão isolados em bairros rurais e a chegada dos mantimentos só é possível por meios aéreos.

Até o momento, mais de 56 mil pessoas e 5 mil animais foram resgatados por via aérea, fluvial e terrestre. São mais de 17 mil militares, policiais e agentes trabalhando na Operação Taquari 2. Centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos já foram distribuídos, além de milhares de litros de água potável.

Essas ações confirmam o compromisso do Exército Brasileiro com a segurança e o bem-estar do povo gaúcho, mantendo resposta ágil e eficiente à situação de calamidade. As ações acontecem em estreita colaboração com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos que compõem a Operação Taquari 2.

Fonte | Fotos: Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX)