News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Exército » CMO realiza Exercício de Emprego da Força em Apoio à Defesa Civil em Campo Grande

CMO realiza Exercício de Emprego da Força em Apoio à Defesa Civil em Campo Grande

Exército

Campo Grande (MS) – Durante os dias 22 e 23 de novembro, o Comando Militar do Oeste (CMO) realizou o Exercício de Emprego das Capacidades da Força Terrestre em Apoio à Defesa Civil, cujo principal objetivo é a integração das organizações militares com os órgãos e agências civis e militares que fazem parte do Sistema de Defesa Civil, a fim de atingir um estado de preparo e prontidão para o enfrentamento de uma situação de desastre ou calamidade.

No dia 22 de novembro, foi realizado, no 9º Grupamento Logístico, um simpósio para aprimorar a doutrina de emprego, buscando a cooperação das ações entre os órgãos participantes. As palestras, como “Organização e Funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, apresentaram as capacidades que cada órgão participante dispõe, em caso de apoio à Defesa Civil.

Na quarta-feira, 23 de novembro, foi realizada a parte prática do exercício, no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, com demonstração das capacidades e o desdobramento dos meios do 9º Batalhão de Saúde. A população recebeu atendimento médico e odontológico, além de ter ocorrido distribuição de medicamentos e outras ações.

A atividade foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, e contou com as presenças dos representantes dos órgãos e agências participantes.

Além do 9º Grupamento Logístico, o exercício contou com as participações das três brigadas subordinas ao CMO, da 9ª Região Militar, do 3º Grupamento de Engenharia, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, da Defesa Civil dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul e da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme legislação vigente, sem o comprometimento de sua destinação constitucional, cabe também às Forças Armadas o cumprimento de atribuições subsidiárias, dentro de um contexto de cooperação com o desenvolvimento nacional e a defesa civil.

Fonte | Fotos: Comando Militar do Oeste (CMO)