News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 21 de June de 2024
Home » Exército » Exército Brasileiro recebe último lote do Obuseiro Autopropulsado M109 A5 + BR

Exército Brasileiro recebe último lote do Obuseiro Autopropulsado M109 A5 + BR

Exército

A Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM) realizou no dia 4 de outubro, o desembaraço alfandegário do ultimo lote de viaturas blindadas e munições que foram desembarcadas no Porto do Rio Grande (RS).

A DIEM recebeu: 31 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5 BR+, quatro Viaturas Blindadas Especiais de Socorro (VBE Soc) M88 A1, e 25 toneladas de munição 155mm.

As viaturas blindadas recebidas nessa oportunidade compuseram o último lote de uma aquisição feita pelo Exército Brasileiro (EB) junto ao governo dos EUA, através dos programas: Artigos de Defesa Excedente (Excess Defense Articles – EDA) e Vendas Militares Estrangeiras (Foreign Military Sales – FMS), implementados por este país.

Dentro dos Programas Estratégicos da Força, as Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M108 (VBCOAP M108), adquiridas na década de 1970, estão sendo substituídas por esse novo material. As VBCOAP M108 prestaram bons serviços às Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro por todos esses anos. No entanto, com a evolução do combate, faz-se necessária a modernização da artilharia, para que se tenha mais rapidez, precisão e alcance.

A VBCOAP M109 A5 + BR veio para proporcionar essas capacidades ao apoio de fogo do Exército Brasileiro, aumentando sobremaneira a rapidez na entrada e saída da posição de tiro, diminuindo o tempo para o primeiro disparo, melhorando a precisão e, principalmente, aumentando o alcance, que pode chegar a até 30 quilômetros com munição especial.

Regimento Mallet

O 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), Regimento Mallet, receberá 16 das 31 VBCOAP M109 A5 BR+, que já estão em condições de operação. As guarnições, os mecânicos e os comandantes dos diversos níveis passarão por treinamento específico, que ocorrerá ainda neste mês para estarem aptos a operar as novas viaturas.

Dentro dos Programas Estratégicos da Força, as VBCOAP M108, adquiridas na década de 70 prestaram bons serviços às Brigadas Blindadas do EB, por todos esses anos. Mas com a evolução do combate, faz-se necessária a modernização da artilharia, para que se tenha mais rapidez, precisão e alcance.

Logística de recebimento

Nesse contexto, destacou-se como fundamental o processo de desembaraço alfandegário de importação realizado pela Divisão de Importação e Exportação de Material da Base de Apoio Logístico do Exército (DIEM/Ba Ap Log Ex).

Todo o processo foi revestido de alto grau de complexidade, principalmente, por envolver órgãos da administração pública federal e estadual do Rio Grande do Sul, bem como por ter demandado tratativas com intervenientes diversos (públicos e privados), no âmbito do processo aduaneiro e das operações portuárias.

Dessa forma, mais uma vez, a DIEM/Ba Ap Log Ex atua, com excelência, em prol do Exército e do Brasil, atendendo, tempestivamente, à crescente demanda nos processos de desembaraço alfandegário dos produtos de defesa.

Fonte | Fotos: Agência Verde-Oliva | Cb souza