News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Thursday, 22 de February de 2024
Home » Exército » Solenidade de entrega da Munição 30×173 mm CBC ao Exército Brasileiro

Solenidade de entrega da Munição 30×173 mm CBC ao Exército Brasileiro

Exército
Por

Gen Villas Boas com a munição de 30mm

O Exército Brasileiro recebeu em uma cerimônia solene a Munição 30×173 mm, a qual é o mais recente produto desenvolvido na linha de médios calibres da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e que será utilizado no novo blindado 6×6 do Exército Brasileiro, a VBTP-MR Guarani. O veículo, que servirá de base para uma nova família de blindados multi missões estará equipado em sua versão de combate com o moderno canhão 30 mm Bushmaster II / MK 44.

O evento marcou a conclusão de um processo de pesquisa e desenvolvimento da munição 30×173 mm, realizado com tecnologia 100% nacional. Trata-se de um calibre largamente utilizado pelos principais exércitos cuja exportação favorecerá a balança comercial brasileira.

Canhão 30 mm Bushmaster II  MK 44

A CBC, que faz parte do grupo de Empresa Estratégica de Defesa (EED) empregou todo o seu conhecimento adquirido em seus quase 90 anos de história na pesquisa, no desenvolvimento e na fabricação de seu completo porftólio, incluindo uma série de produtos inovadores com destaque às munições de defesa.

O desenvolvimento da Munição 30×173 mm é um grande exemplo da atuação de Pesquisa & Desenvolvimento da CBC, atendendo plenamente aos aspectos de domínio tecnológico preceituados pela Estratégia Nacional de Defesa (END) do Governo Federal que visam assegurar ao País a autonomia operacional necessária ao exercício das competências atribuídas às Forças Armadas.

VBTP-MR Guarani armado com torre de 30 mm

As novas munições CBC com as versões de projéteis de treinamento e operação, nos tipos Exercício Traçante (EX-T) e Alto-explosivo Incendiário (AEI), foram entregues de forma simbólica durante a solenidade e compuseram o Lote de Experimentação Doutrinária fornecido ao Exército Brasileiro no final de 2014.

A Companhia Brasileira de Cartuchos continua trabalhando no desenvolvimento de novos produtos, incluindo importantes novidades em médios calibres para as Forças Armadas. O Grupo CBC é líder mundial na fabricação de munições para armas curtas e um dos maiores fornecedores de munições militares para os países da OTAN na Europa. Seus produtos estão presentes em mais de 130 países, nos cinco continentes.

logo-cbc-pantone-320c-2540

Fonte | Fotos: ccomsex