News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 17 de June de 2024
Home » Força Aérea » A-1 AMX regressa a Praça do Avião em grande estilo

A-1 AMX regressa a Praça do Avião em grande estilo

Força Aérea

A tradicional Praça do Avião, localizada na Ilha do Governador (RJ), voltará a poder ostentar o nome que carrega desde 1969. Há mais de seis meses o modelo AMX-A1 que adornava a praça foi retirado pela Prefeitura Aeronáutica do Galeão, pois a maquete estava com problemas de conservação e as asas ameaçavam soltar, oferecendo risco as pessoas que transitam pela praça. Desde então, o que se via era um pedestal vazio.

A praça que já abrigou um Gloster Meteor, homenagem ao primeiro caça empregado pela FAB, agora irá receber um modelo real do célula dos A-1 AMX , oriundo do primeiro lote, mas que foi pintado com as cores dos modernos “Mikes” (FAB 5530) operados pelos Esquadrões Esquadrões Centauro e Poker da ALA 4.

O AMX/A-1, é um avião de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Na Força Aérea Brasileira, ele é designado A-1 (A-1A para a versão monoplace e A-1B para a versão de dois lugares). Com a modernização o A-1 passa a incorporar o M em sua designação na FAB, tornando-se então A-1M.

As fotos que ilustram esta matéria circulam nas redes sociais e apresentam o trabalhos dos militares da FAB para instalação da aeronave no local. Parabéns ao Parque do Galeão e a Prefeitura Aeronáutica pela revitalização da praça, tão simbólica para moradores da Ilha do Governador e alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga, e pelo grande passo na preservação da história aeronáutica brasileira.

Fonte | Fotos: Redação | Fotos via leitores