News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 12 de April de 2024
Home » Força Aérea » FAB e SAAB assinam contrato de manutenção e apoio logístico para o Gripen NG

FAB e SAAB assinam contrato de manutenção e apoio logístico para o Gripen NG

Força Aérea
Por

GripenDemo_br725

A Força Aérea Brasileira e a empresa Saab assinaram nesta quinta-feira (18/12) o contrato de apoio logístico para a frota de 36 aeronaves Gripen NG, no valor de 548.465.036,26 de coroas suecas (SEK). Este valor está incluído na ratificação de despesa, publicada no Diário Oficial da União nº 207, de 27 de outubro de 2014.

O acordo inclui serviços de manutenção e suporte técnico especializado para as aeronaves, seus componentes internos e equipamentos de manutenção. A Saab deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio direto de empresas brasileiras.  “Esse contrato torna segura a solução de apoio logístico do Gripen NG para o Brasil. Também representa parte importante do comprometimento da Saab em entregar o sistema Gripen NG à Força Aérea Brasileira”, diz Ulf Nilsson, Diretor de Unidade de Negócios da SAAB.

De acordo com o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o cronograma de eventos contratuais está correndo dentro da normalidade processual, conforme explanado em Audiência Pública, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro deste ano. “Dando prosseguimento às ações administrativas, encontra-se em fase final de negociação o contrato de aquisição de armamento”, explica.

Fonte | Fotos: cecomsaer