News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Tuesday, 27 de February de 2024
Home » Geopolítica » EUA exigem fim ‘imediato’ de ‘construção’ de ilhas no Mar da China

EUA exigem fim ‘imediato’ de ‘construção’ de ilhas no Mar da China

Diversos
Por

ilhas_artificiais

Os Estados Unidos exigiram neste sábado (30) o “fim imediato” das obras de construção, por parte de Pequim, de ilhas ‘semi-artificiais’ no Mar do sul da China, e estimaram que o comportamento das autoridades chinesas “não está de acordo” com as leis internacionais.

“Primeiro, queremos um acerto pacífico de todos os litígios. Com esta finalidade, deve ocorrer o fim imediato e duradouro das obras de terraplanagem” no arquipélago de Spratly, cuja soberania está em disputa, declarou o secretário americano da Defesa, Ashton Carter, em uma conferência sobre segurança em Cingapura.

“Também nos opomos a qualquer militarização suplementar” da região, acrescentou Carter, destacando que os militares americanos seguirão penetrando no que chamou de “águas internacionais” do Mar da China. “Com estas ações no Mar do sul da China, Pequim não está em conformidade com as regras e leis internacionais”.

As Spratly, um arquipélago com mais de 100 ilhas, recifes e atóis no meio do caminho entre Vietnã e Filipinas, é uma zona muito disputada devido a sua importância militar estratégica. Os chineses realizam no arquipélago operações de terraplanagem para transformar recifes de coral em portos e infraestruturas diversas.

Fonte | Fotos: g1