News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Geopolítica » EUA exigem fim ‘imediato’ de ‘construção’ de ilhas no Mar da China

EUA exigem fim ‘imediato’ de ‘construção’ de ilhas no Mar da China

Diversos
Por

ilhas_artificiais

Os Estados Unidos exigiram neste sábado (30) o “fim imediato” das obras de construção, por parte de Pequim, de ilhas ‘semi-artificiais’ no Mar do sul da China, e estimaram que o comportamento das autoridades chinesas “não está de acordo” com as leis internacionais.

“Primeiro, queremos um acerto pacífico de todos os litígios. Com esta finalidade, deve ocorrer o fim imediato e duradouro das obras de terraplanagem” no arquipélago de Spratly, cuja soberania está em disputa, declarou o secretário americano da Defesa, Ashton Carter, em uma conferência sobre segurança em Cingapura.

“Também nos opomos a qualquer militarização suplementar” da região, acrescentou Carter, destacando que os militares americanos seguirão penetrando no que chamou de “águas internacionais” do Mar da China. “Com estas ações no Mar do sul da China, Pequim não está em conformidade com as regras e leis internacionais”.

As Spratly, um arquipélago com mais de 100 ilhas, recifes e atóis no meio do caminho entre Vietnã e Filipinas, é uma zona muito disputada devido a sua importância militar estratégica. Os chineses realizam no arquipélago operações de terraplanagem para transformar recifes de coral em portos e infraestruturas diversas.

Fonte | Fotos: g1