News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Thursday, 22 de February de 2024
Home » História » Associação dos Ex-combatentes do Brasil celebra os 74 anos da conquista de Monte Castelo

Associação dos Ex-combatentes do Brasil celebra os 74 anos da conquista de Monte Castelo

Diversos

Castelo é nosso!

A mensagem que ecoou no campo de batalha, ao findar da tarde do dia 21 de fevereiro de 1945, marcou uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Grande Guerra. Após 12 horas de um árduo e intenso combate contra um implacável e bem fortificado inimigo, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE) conquistava o seu maior objetivo: Monte Castelo.

74 anos depois, os feitos da gloriosa Força Expedicionária Brasileira (FEB) continuam sendo lembrados. No último dia 28, a Associação dos Ex-combatentes do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, reuniu veteranos, autoridades, associados e colaboradores para celebrar uma das mais representativas páginas da história militar brasileira. A solenidade foi presidida pelo Ten Brig Jeferson Domingues de Freitas, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, e contou com a presença do VA Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Postos e Costas; do CA Ralph Dias das Silveira Costa, Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino; do Gen Bda Marcos de Sá Affonso da Costa, comandante da ESAO; do CA Alexandre Rabello de Faria, Comandante da Força de Superficie; do Deputado Estadual Marcio Gualberto dos Santos; e de comandantes de organizações militares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

Durante a solenidade, coordenada pelo ST BM Sylvio Cocchiarella, presidente da AECB, e pelo Dr. Alfredo Duarte dos Santos, diretor do núcleo MMDC Ibirapurera, foram prestadas as honras militares aos ex-combatentes mortos e entregues comendas e condecorações para autoridades civis e militares. Os veteranos Carlos Henrique Bessa, Israel Rosenthal e Nelson Moreira Botelho foram condecorados com a medalha Heróis da Tomada de Monte Castelo. O jornalista e historiador Rafael Sayão, editor-chefe da revista Operacional, foi agraciado com a medalha Mérito Major Elza Cansação Medeiros, por seu trabalho de divulgação e preservação da história militar brasileira.

Participaram também da solenidade importantes grupos de pesquisa e preservação da história militar brasileira como o Núcleo Ibirapuera da Sociedade Veteranos de 32, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB), a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Valença, o Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias (GPHMDC) e o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ). A tradicional banda de gaitas Brazilian Piper’s, comandada pelo maestro SO FN J. Paulo, emocionou a todos com sua participação e encantou os populares que passavam pela rua do Lavradio, no centro do Rio.

Fonte | Fotos: operacional