News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 12 de December de 2024
Home » História » Livro “A Cobra vai Filmar” é lançado no Rio de Janeiro

Livro “A Cobra vai Filmar” é lançado no Rio de Janeiro

Diversos

O tradicional e histórico Palacete Laguna, atual sede do CEPHiMEx – Centro de Estudos e Pesquisas de Historia Militar do Exercito viveu uma tarde concorrida, com a realização da Sessão Solene de Posse de Acadêmicos da Federação das Academias de História Militar Terrestres do Brasil, e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio de Janeiro.

Foram empossados oito novos confrades, a saber: como 2° Presidente de Honra da FAHIMTB, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; como 2° Presidente de Honra da AHIMTB/RIO, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Riyuzo Ikeda; como Acadêmico Emérito, o General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo; como 3º. Ocupante da Cadeira General Francisco de Paula de Azevedo Pondé, o Coronel Claudio Luiz de Oliveira; como 2º. Ocupante da Cadeira Especial Brigadeiro João de Souza da Fonseca Costa, o Cineasta Daniel Mata Roque, e como Sócios Correspondentes: Subtenente de Cavalaria Álvaro Luiz dos Santos Alves Historiador do Arquivo Histórico do Exército – AHEX; Dr. Antônio Seixas, Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé; Tenente R/2 de Infantaria Luiz Carlos Gomes, Sócio Efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis.

O Mestre de Cerimônias foi o Orador da Academia, Cel Claudio Skora Rosty, e a leitura da Mensagem da FAHIMTB foi feita pelo Acadêmico Cel Antonio Ferreira Sobrinho. O Chefe do CEPHIMEx, Gen Bergo, saudou o Cel Bento pelos relevantes serviços prestados a Historia Militar, fazendo entrega da Medalha Sesquicentenário da Guerra da Tríplice Aliança.

Seguiu-se Coquetel de confraternização oferecido pela DPHCEX, com o lançamento dos livros “Amazônia Brasileira”, do Coronel Claudio Moreira Bento, e “A Cobra vai Filmar – A 2ª Guerra no cinema brasileiro”, de Daniel Mata Roque.

A obra reflete sobre os principais motivos políticos e sociais da escassez de obras cinematográficas sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial desde a dissolução da Força Expedicionária Brasileira há mais de 70 anos atrás e pode ser adquirido através do site da Pátria Filmes.

Fonte | Fotos: operacional