News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » História » Livro “A Cobra vai Filmar” é lançado no Rio de Janeiro

Livro “A Cobra vai Filmar” é lançado no Rio de Janeiro

Diversos

O tradicional e histórico Palacete Laguna, atual sede do CEPHiMEx – Centro de Estudos e Pesquisas de Historia Militar do Exercito viveu uma tarde concorrida, com a realização da Sessão Solene de Posse de Acadêmicos da Federação das Academias de História Militar Terrestres do Brasil, e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio de Janeiro.

Foram empossados oito novos confrades, a saber: como 2° Presidente de Honra da FAHIMTB, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; como 2° Presidente de Honra da AHIMTB/RIO, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Riyuzo Ikeda; como Acadêmico Emérito, o General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo; como 3º. Ocupante da Cadeira General Francisco de Paula de Azevedo Pondé, o Coronel Claudio Luiz de Oliveira; como 2º. Ocupante da Cadeira Especial Brigadeiro João de Souza da Fonseca Costa, o Cineasta Daniel Mata Roque, e como Sócios Correspondentes: Subtenente de Cavalaria Álvaro Luiz dos Santos Alves Historiador do Arquivo Histórico do Exército – AHEX; Dr. Antônio Seixas, Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé; Tenente R/2 de Infantaria Luiz Carlos Gomes, Sócio Efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis.

O Mestre de Cerimônias foi o Orador da Academia, Cel Claudio Skora Rosty, e a leitura da Mensagem da FAHIMTB foi feita pelo Acadêmico Cel Antonio Ferreira Sobrinho. O Chefe do CEPHIMEx, Gen Bergo, saudou o Cel Bento pelos relevantes serviços prestados a Historia Militar, fazendo entrega da Medalha Sesquicentenário da Guerra da Tríplice Aliança.

Seguiu-se Coquetel de confraternização oferecido pela DPHCEX, com o lançamento dos livros “Amazônia Brasileira”, do Coronel Claudio Moreira Bento, e “A Cobra vai Filmar – A 2ª Guerra no cinema brasileiro”, de Daniel Mata Roque.

A obra reflete sobre os principais motivos políticos e sociais da escassez de obras cinematográficas sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial desde a dissolução da Força Expedicionária Brasileira há mais de 70 anos atrás e pode ser adquirido através do site da Pátria Filmes.

Fonte | Fotos: operacional