News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Sunday, 05 de May de 2024
Home » Internacional » Estado Islâmico explode ponte estratégica em Tikrit, no Iraque

Estado Islâmico explode ponte estratégica em Tikrit, no Iraque

Diversos
Por

tikrit

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) explodiu nesta terça-feira (10) a única ponte sobre o rio Tigre na região de Tikrit, com o intuito de frear o avanço das tropas iraquianas que querem retomar o controle da cidade do norte do Iraque. No nono dia de ofensiva, as forças de segurança, reforçadas pelas milícias xiitas e tribos sunitas, estavam nos arredores de Tikrit e cercavam praticamente toda a estratégica cidade, que está nas mãos do EI há nove meses.

As tropas tentam fechar o cerco em torno dos jihadistas em Tikrit com o objetivo de cortar totalmente as formas de fornecimento de recursos antes de partir para o ataque, segundo autoridades. Desde o início da ofensiva na região, em 2 de março, as tropas iraquianas conseguiram avançar em direção a Tikrit, apesar da resistência dos jihadistas, e também cercaram, no caminho, as localidades perto de Al-Alam e Al-Dour.

“Daesh (acrônimo em árabe para EI) explodiu toda a ponte. Toda a parte da extremidade oeste da ponte desmoronou”, disse um coronel da polícia na região. Segundo um sargento-coronel do Exército, “o objetivo deles é conter o avanço das tropas iraquianas, já que a ponte é a única via de acesso para entrar em Tikrit a partir do leste”.

Ponte sobre o Rio Tigre

A cidade de Albou Ajil, retomada no domingo pelas forças pró-governamentais, está situada a leste do Tigre, assim como a localidade de Al-Alam, onde os jihadistas expulsos das zonas rurais estão se reagrupando. Al-Dour, outra localidade onde os combatentes do EI resistem, está situada a oeste do rio.

Esta ofensiva é a mais importante já perpetrada pelas forças armadas, que conseguiram ganhar terreno no final de 2014, após o fulgurante início das ofensivas do EI em junho passado, que permitiu a tomada de vastos pedaços de território a leste, oeste e ao norte de Bagdá. Cerca de 30 mil homens foram mobilizados para esta operação apoiada pelas forças aéreas iraquianas.

A coalizão internacional comandada pelos Estados Unidos, que ataca diariamente posições do EI no Iraque, não interveio até o momento nesta operação. Segundo informações não-confirmadas, o EI teria apenas algumas centenas de combatentes no interior de Tikrit, situada no meio do caminho entre Bagdá e Mossul. Mas o avanço das forças de segurança foi freado pelo grande número de bombas posicionadas nos arredores da cidade pelos jihadistas.

Fonte | Fotos: g1