News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Sunday, 05 de May de 2024
Home » Marinha » Após acerto da FAB na compra dos caças agora é a Marinha que já pensa em adquirir a versão naval do Gripen NG

Após acerto da FAB na compra dos caças agora é a Marinha que já pensa em adquirir a versão naval do Gripen NG

Marinha
Por

GripenDemo_br725

No dia 24 de outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024.

O investimento de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.

Informações Gerais sobre os Caças Gripen New Generation (NG), Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira

A Embraer vai assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas brasileiras, proporcionando um salto de qualidade para a nossa indústria em geral.

Para a Marinha do Brasil, este contrato representa o primeiro passo de um processo o qual permitirá que, no futuro, tenhamos a possibilidade de dispor de um avião para emprego naval como versão da aeronave em uso pela FAB e de produção nacional, trazendo, com isto, todos os benefícios decorrentes.

Sea Gripen no elevador de vante do NAe São Paulo

O contrato assinado contempla no Volume 7 – Industrial, Commercial And Technology And Industrial Cooperation Offset Proposal) Anexo D, Apêndice 22 Additional projects, o item 3.5, o qual prevê o Preliminary Feasibility Study Of A Naval Version Of Gripen NG (SEA GRIPEN).

Este acordo de cooperação, que permitirá a transferência de tecnologia às indústrias brasileiras, é tão relevante que o próprio presidente da SAAB, Senhor Hakan Buskhe, afirmou em entrevista à imprensa “Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças”.

Sea Gripen no proa do NAe São PauloSea Gripen no convoo do NAe São Paulo

FONTE : DAerM

Fonte | Fotos: operacional