News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Tuesday, 23 de July de 2024
Home » Marinha » Após acerto da FAB na compra dos caças agora é a Marinha que já pensa em adquirir a versão naval do Gripen NG

Após acerto da FAB na compra dos caças agora é a Marinha que já pensa em adquirir a versão naval do Gripen NG

Marinha
Por

GripenDemo_br725

No dia 24 de outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024.

O investimento de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.

Informações Gerais sobre os Caças Gripen New Generation (NG), Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira

A Embraer vai assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas brasileiras, proporcionando um salto de qualidade para a nossa indústria em geral.

Para a Marinha do Brasil, este contrato representa o primeiro passo de um processo o qual permitirá que, no futuro, tenhamos a possibilidade de dispor de um avião para emprego naval como versão da aeronave em uso pela FAB e de produção nacional, trazendo, com isto, todos os benefícios decorrentes.

Sea Gripen no elevador de vante do NAe São Paulo

O contrato assinado contempla no Volume 7 – Industrial, Commercial And Technology And Industrial Cooperation Offset Proposal) Anexo D, Apêndice 22 Additional projects, o item 3.5, o qual prevê o Preliminary Feasibility Study Of A Naval Version Of Gripen NG (SEA GRIPEN).

Este acordo de cooperação, que permitirá a transferência de tecnologia às indústrias brasileiras, é tão relevante que o próprio presidente da SAAB, Senhor Hakan Buskhe, afirmou em entrevista à imprensa “Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças”.

Sea Gripen no proa do NAe São PauloSea Gripen no convoo do NAe São Paulo

FONTE : DAerM

Fonte | Fotos: operacional