News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Marinha » Batalhão “Tonelero” realiza primeiro disparo com o Fuzil de Precisão Antimaterial PGM HECATE II

Batalhão “Tonelero” realiza primeiro disparo com o Fuzil de Precisão Antimaterial PGM HECATE II

Marinha
Por

Fuzil antimaterial PGM HECATE II

No dia 22 de agosto, foi realizado pelo Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), Batalhão “Tonelero”, o primeiro disparo para regulagem do Fuzil antimaterial PGM HECATE II, fuzil de alta potência, calibre 12.7 x 99 mm (.50), fabricado pela empresa francesa PGM Précisionrecém adquirido pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

Na ocasião, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) apresentava novos produtos desenvolvidos por aquela indústria, entre eles a munição especial .50 a ser utilizada pelos atiradores de precisão. Com essa capacitação, elevamos as possibilidades na atividade de CAÇADOR do BtlOpEspFuzNav.

PGM_Hecate

Em função do alcance útil de 1800 metros e do poder de parada e perfuração do calibre .50, capaz de penetrar uma chapa de aço temperado com espessura de 22 mm posicionada a 500 metros da posição da arma. Assim, ampliamos a capacidade dos Comandos Anfíbios de cumprir missões de destruição e de neutralização (antimaterial) de alvos relevantes como viaturas blindadas, aeronaves e instalações de interesse.

Estavam presentes ao evento o Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha; o Contra-Almirante (FN) Gilmar Francisco Ferraço, Comandante do Material de Fuzileiros Navais; além de autoridades e representantes do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Fonte | Fotos: ccsm