News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Marinha » Centro de Guerra Eletrônica da Marinha realiza II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha

Centro de Guerra Eletrônica da Marinha realiza II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha

Marinha
Por

Militares participantes do evento

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM), realizou a II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha (II CGEM), com o tema “COMINT em atividades de ISTAR (Intelligence, Surveillance, Tactical Acquisition and Reconnaissance, ou seja, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento)”, no Auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).

O propósito da II CGEM foi contribuir para a implementação dos Objetivos da Política de Guerra Eletrônica de Defesa, no aplicável à área de atuação do Centro, Organização Militar Orientadora Técnica de Guerra Eletrônica e Análise de Imagens na Marinha do Brasil (MB). A Cerimônia de Abertura foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, que ressaltou a importância da excelência individual de cada tripulante em cada console para assegurar o sucesso da missão, bem como de projetos tais como o de Rádio Definido por Software que é essencial para o futuro das comunicações, tendo sido tratado no evento.

Foram apresentados temas variados que envolveram conhecimentos associados com diversas vertentes da Inteligência de Comunicações, abrangendo desde a sua mentalidade e operacionalidade até o emprego de sistemas e tecnologias em apoio às operações de caráter naval, aeronaval e de fuzileiros navais. Cada apresentação foi realizada por pessoas com grande conhecimento nessas áreas, as quais concederam a oportunidade de rever e entender novos conceitos, bem como conhecer os avanços tecnológicos voltados para a Guerra Eletrônica.

Dentre os palestrantes houve representantes do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da AOC (Association of Old Crows – Chapter South America), do CGEM, além de profissionais das empresas patrocinadoras, que também propiciaram apresentações sobre tecnologias afetas ao estado da arte na área de Inteligência de Comunicações (COMINT) nas atividades de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR), bem como realizaram exibições nos corredores do CAAML.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do CAAML, em especial seus Simuladores, em uma visita guiada.

O público participante, um total de 327 pessoas, consistiu de militares da MB, EB e FAB, representantes de Academia, e empresas. O evento foi coberto pela Tv Marinha na Web e obteve 566 acessos em sua transmissão ao vivo.

Fonte | Fotos: ccsm