News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 30 de April de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil forma 1.157 novos sargentos

Marinha do Brasil forma 1.157 novos sargentos

Marinha
Por

Ministro Jaques Wagner destacou o processo de modernização pelo qual a Força Naval vem passando

A Marinha do Brasil formou, nesta quarta-feira (3), 1.157 sargentos, que concluíram cursos em diversas especialidades no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. “Orgulho-me em ser o primeiro titular da pasta a participar de uma formatura no CIAA”, disse.

Em seu discurso, o ministro destacou o processo de modernização pelo qual a Força Naval vem passando. “Vivemos um momento de planejamento de longo prazo e desenvolvimento de equipamentos. O Programa de Submarinos (Prosub) da Marinha prevê a construção, no Brasil, de quatro submarinos convencionais a diesel-elétrico e um à propulsão nuclear”. De acordo com ele, a iniciativa irá aumentar o “poder dissuasório do país”.

Do total de formandos, 174 eram mulheres. Além disso, cinco eram alunos vindos da Namíbia. Acerca do assunto, Jaques Wagner citou a integração com a nação-amiga. “Temos um modelo bem-sucedido de cooperação com a Namíbia, que possibilitou criar a Marinha deles. Ademais, possuímos sólido programa de intercâmbio escolar.”

Cerimônia e visita

O comandante do CIAA, contra-almirante Hermann Iberê Santos Boehmer Junior, fez leitura alusiva à data e afirmou que o evento é um dos mais importantes no calendário da Força. “Vocês são verdadeiros homens e mulheres do mar. Respondam às expectativas da Marinha”, completou.

Em seguida, os padrinhos e madrinhas realizaram aposição das divisas nos novos praças. O ministro da Defesa entregou placa e diploma ao sargento Jadson Rosenmann, primeiro colocado da turma Almirante Maximiano. Ele foi condecorado com a Honra ao Mérito do Ministério da Defesa por ter se destacado em suas atividades. Um desfile encerrou a cerimônia de formatura.

Marinha do Brasil formou 1.157 sargentos

Logo após, Jaques Wagner visitou algumas salas, onde são ministradas as aulas do Curso Especial de Habilitação a Sargento. Conheceu, por exemplo, um pouco dos ensinamentos na área de “máquinas”, como regulagem de registro de motor e manutenção em aparelhos de refrigeração.

Passou, ainda, pelo setor de “marinharia” e ficou a par das técnicas utilizadas para fazer diferentes tipos de nós – importantes para o uso a bordo. Visitou também o Laboratório de Mecatrônica, onde a técnica de domínio nacional simula o timão de um navio. Todas as atividades foram acompanhadas pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Sobre o Centro

O CIAA é o maior centro de instrução de praças da Força Naval. Somente este ano, vão passar pela instituição 6.517 alunos. Os cabos que são qualificados saem promovidos a terceiro-sargento e poderão alcançar até a patente de suboficial. No local, são ofertadas aulas teóricas e práticas de especialidades como aviação, administração, comunicações, eletrônica e máquinas, entre outros.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa