News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Ministério da Defesa » Operação Amazônia aprimora a interoperabilidade das Forças Armadas

Operação Amazônia aprimora a interoperabilidade das Forças Armadas

Ministério da Defesa
Por

amaz_inter3

Começa nesta sexta-feira (10) mais um exercício militar no qual Marinha, Exército e Força Aérea, de forma integrada, vão aprimorar a doutrina de proteção e soberania da área de maior biodiversidade do planeta: a região Amazônica.

Até o próximo dia 21/10, sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, uma série de atividades vão demonstrar a capacidade de dissuasão das nossas Forças Armadas na garantia da integridade da floresta tropical.

Será a terceira edição da Operação Amazônia, que reunirá 4 mil militares das forças singulares (detalhes na infografia abaixo) e terá como teatro de operações as cidades de Manaus, Boa Vista e Normandia – a cerca de 180 km da capital de Roraima.

Operao Amaznia 2014 3D

O objetivo da Operação Amazônia é aperfeiçoar a logística e os métodos operacionais das forças singulares. “É uma excelente oportunidade de manter a capacidade operativas das tropas brasileiras na região, sempre afim de garantir a soberania nacional, além de aprimorar a interoperabilidade das Forças Armadas”, explicou o general Eduardo Paiva Maurmann, chefe do centro de operações do Comando Militar da Amazônia.

A operação inclui ações de controle de tráfego fluvial e proteção de estruturas críticas, como estações de energia e barreiras; operações terrestres ofensivas e defensivas; lançamentos de paraquedistas; defesa antiaérea; tarefas de interdição e de combate e coordenação do espaço aéreo. Além disso, serão realizadas ações cívico-sociais junto às comunidades ribeirinhas.

amaz_inter1

Entre os equipamentos que serão empregados no exercício estão helicópteros Blackhawks, navios-patrulha fluviais, blindados Cascavel, baterias antiaéreas de baixa altura Igla e Guepardi, aeronaves A-29 Super Tucano e o cargueiro C 130. Esta é a terceira edição do treinamento, que aconteceu em 2011 e 2012 na região norte, Este último, na foz do rio Amazonas, envolveu os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa