News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Mercado & Indústria » Airbus Helicopters seleciona motor mais potente para o X4

Airbus Helicopters seleciona motor mais potente para o X4

Mercado & Indústria
Por

X4_Image_NW_1

O Programa passa por alterações e será apresentado ao público pela primeira vez durante a HAI HELI-EXPO. A Airbus Helicopters vai apresentar ao público, no dia 3 de março, o conceito de design do X4, durante a HAI HELI-EXPO 2015, feira da indústria de asas rotativas promovida pela Associação Internacional de Helicópteros, em Orlando (EUA).

O X4 é a nova geração de helicóptero bimotor médio da Airbus Helicopters. Incorporando tecnologias inovadoras, o X4 será adaptado para uma ampla gama de mercados, incluindo atividades nos segmentos de petróleo e gás, serviços de emergência médica, governamental, executivo e de aviação privada.

Anunciado em 2012, o projeto inicial apresentava dois motores altamente capacitados como opções: as turbinas PW210E, da Pratt & Whitney Canadá, e Arrano, da Turbomeca. Após uma avaliação fundamentada em consultas de mercado e em vários cenários estudados com as duas fabricantes de turbinas, o projeto passou por uma alteração de posicionamento para que os motores pudessem oferecer um aumento significativo de potência.

PW210S engine

A partir da decisão, a Airbus Helicopters e a Pratt & Whitney Canadá decidiram não prosseguir com uma nova versão do motor PW210E para o X4. A fabricante de turbinas, no entanto, continuará a prestar apoio até a conclusão da fase inicial do Programa, que entra em seu desenvolvimento em grande escala com a versão aprimorada da turbina Arrano da Turbomeca.

A parceria entre Airbus Helicopters e Pratt & Whitney Canada mantém-se forte nos helicópteros EC135 e EC175, e a empresa ainda está colaborando com a P&WC em novas oportunidades, incluindo a turbina PW210.

HAI HELI-EXPO 2015

A HAI HELI- EXPO 2015 será realizada em Orlando (EUA) dos dias 2 a 5 de março, com abertura para exibições ao público a partir do dia 3. Veja o vídeo que a Airbus Helicopters preparou sobre o anúncio do helicóptero X4 .

FONTE : CCE

 

Fonte | Fotos: operacional