News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 20 de May de 2024
Home » Mercado & Indústria » Embraer apresenta hoje o cargueiro militar KC-390 produzido para a FAB

Embraer apresenta hoje o cargueiro militar KC-390 produzido para a FAB

Mercado & Indústria
Por

kc390-600x399

A Embraer lança nesta terça-feira (21) as 11 horas, o cargueiro militar KC-390. A apresentação será feita em Gavião Peixoto (SP), onde o modelo está sendo produzido. O acordo entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a fabricante brasileira de aviões prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos – a primeira entrega está programada para 2016.

A aeronave serve para missões de transporte de militares e de carga e poderá pousar em pistas em áreas densas como a Amazônia ou remotas como a Antártica. O avião pode fazer o lançamento de paraquedistas e de carga, missões humanitárias, combate a incêndios, além de realizar buscas e até reabastecer outras aeronaves em voo.

“A Embraer fez o estudo de mercado pra essa classe de transporte militar iniciado em 2005 e concluído em 2006, onde constatamos que havia um mercado interessante para um avião desse porte. Então acabamos respondendo um pedido de demanda da FAB, com isso, sendo contratados pela Força Aérea para um desenvolvimento da aeronave em 2009”, disse Paulo Gastão Silva, diretor do programa KC-390.

Projeto KC-390 750px

O contrato para produção em série prevê investimento de R$ 7,2 bilhões. O protótipo está na fase de montagem estrutural e mais de 1,5 mil trabalhadores estão diretamente envolvidos no projeto, além de mais de 50 empresas brasileiras que participaram do desenvolvimento do cargueiro.

Exportação

A Embraer tem negociações para a venda do KC-390 no exterior. “Nós estamos fazendo um avião que olha para o mercado como um todo. Nós já temos algumas declarações com intenções de compra do avião, são cinco países que já nos definiram, sendo Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca, e também estamos fazendo a promoção de marketing do avião no mundo todo”, disse Silva.

Fonte | Fotos: g1