News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Mercado & Indústria » H145M da Airbus Helicopters recebe certificação EASA

H145M da Airbus Helicopters recebe certificação EASA

Mercado & Indústria
Por

H145M__Airbus Helicopters_Charles_Abarr

O H145M da Airbus Helicopters foi certificado neste mês de maio pela autoridade de aeronavegabilidade europeia EASA (European Aviation Safety Agency), abrindo caminho para a homologação militar e duas entregas iniciais do helicóptero biturbina multifunção nessa versão antes do final do ano.

O primeiro cliente a receber a aeronave será a Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs), que encomendou 15 H145M para serem operados pela Força Aérea do país. O segundo cliente, a Royal Thai Navy, da Tailândia, começará a receber os helicópteros em 2016.

“O H145M é adaptado para uma ampla gama de operações militares – incluindo transporte, reconhecimento, busca e salvamento, apoio ao combate a incêndios e resgate de feridos. Usando como base a certificação civil já obtida, buscamos uma abordagem de baixo risco e baixo custo para os nossos clientes, evitando uma dupla e cara qualificação para a versão militar.

Este processo se beneficiou da própria certificação civil do H145 no ano passado, garantindo que os mais recentes padrões de segurança e aeronavegabilidade sejam cumpridos”, disse Manfred Merk, diretor do programa. O H145M traz uma capacidade ainda maior que o mesmo modelo em versão civil e governamental.

H145 Copyright_Jay_Miller - 2014

Ele apresenta um aumento do peso máximo de decolagem, dispondo agora de 3,7 toneladas e pode ser equipado com instrumentos de missão que incluem um suporte para armas montado na porta e a capacidade de transportar armas sobre os pilares  externos. Conta também com sensores ópticos infravermelhos com capacidade de mira, bem como aviônicos militares para comunicações, navegação e gerenciamento de voo.

Um sistema de fast rope está disponível para operações especiais, e a segurança total da tripulação é reforçada pela proteção balística do H145M, tanques de combustível autovedantes e um sistema de contramedidas eletrônico para proteção contra ameaças de mísseis.

Beneficiando-se da robustez, baixo custo operacional e alta disponibilidade operacional já comprovada pela família EC145/ H145 da Airbus Helicopters, o novo H145M possui motores Turbomeca Arriel-2E com controles digitais de dois canais com capacidade total (FADEC), um rotor de cauda tipo Fenestron®, juntamente com a atualização das caixas de transmissão dos rotores principal e de cauda.

O peso máximo de decolagem bruto foi elevado em 50 kg, enquanto o seu excelente desempenho – mesmo em situações com um motor inoperante – é crucial para a segurança do voo e o sucesso da missão, especialmente durante tarefas de operações especiais e de busca e salvamento em combate.

FONTE : CCE

Nota : Tradução de material distribuído pela Airbus Helicopters

Fonte | Fotos: operacional