News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Sunday, 14 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Helibras entrega dois novos EC725 para as Forças Armadas

Helibras entrega dois novos EC725 para as Forças Armadas

Mercado & Indústria
Por

EC725 EB uni11_FChrist

A Helibras acaba de entregar mais dois helicópteros EC725, cumprindo os prazos e critérios de nacionalização estipulados pelo contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa, em 2008, que estabelecia o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.

A 10ª unidade se destinou à FAB, que soma agora cinco aeronaves desse modelo. Trata-se da primeira aeronave na versão Básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos. A finalização da primeira versão básica representa mais uma etapa cumprida pela Helibras no processo de absorção de conteúdo nacional na fabricação dos EC725.

A 11ª unidade se juntou à frota de três EC725 do Exército. Ambas as aeronaves passaram integralmente por toda a linha de produção na fábrica da empresa em Itajubá (MG), recebendo no Brasil desde itens mais básicos, como os de pré-equipagem, até toda a configuração e acabamento final. Antes de serem entregues, os helicópteros também realizaram na pista da empresa os ensaios em voo, com uma equipe de pilotos brasileiros, e passaram pela cabine de pintura, especialmente construída pela Helibras para comportar os helicópteros de grande porte que estão sendo produzidos no país.

As outras nove unidades entregues anteriormente pela Helibras às Forças Armadas já completaram mais de 4.370 horas de operação. Os EC725 estão aptos a desenvolver uma série de atividades de acordo com as necessidades das corporações, em missões como transporte de tropas, buscas, alertas SAR (busca e salvamento) e patrulhamento.

EC725 FAB uni10_FChrist

Fonte | Fotos: operacional