News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Mercado & Indústria » SAAB realiza primeiro corte de metal do Gripen F

SAAB realiza primeiro corte de metal do Gripen F

Mercado & Indústria

A Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares (biposto), o Gripen F, estabelecendo um marco importante no Programa

O Gripen F está em desenvolvimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) e compartilha do mesmo design e recursos avançados do Gripen E, mas com um assento, displays e controles para um segundo piloto. O Gripen F tem tanto um modo de treinamento para instruções de um único membro e um modo onde os dois membros da equipe dividem o trabalho com duas diferentes configurações do display.

A primeira peça foi fabricada recentemente nas instalações da Saab, em Linköping, Suécia, e será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave.

Esse é um marco importante para o projeto Gripen, pois demonstra que a fase de desenvolvimento está acontecendo adequadamente. Isso sinaliza o início da produção da aeronave de dois lugares, o Gripen F, muito aguardado pela Força Aérea Brasileira”, diz o Coronel Renato Leite, integrante da Força Aérea Brasileira e chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da Saab (GAC-Saab).

O Programa Gripen F acontece em conjunto entre a Saab e as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech. Atualmente, cerca de 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do Gripen F, principalmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta fabril da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A fabricação ocorrerá na Suécia e no Brasil.

Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados”, diz Jonas Hjelm, head da Saab Aeronautics.

O Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021, e 8 caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023.

O Gripen F também está sendo oferecido pela Saab para o governo da Finlândia para o programa de substituição de caças.

Fonte | Fotos: SAAB