News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Saturday, 04 de May de 2024
Home » Segurança Pública » Ziah, o caçador de bandidos

Ziah, o caçador de bandidos

Diversos

ziah-cachorro-bac-01

Desde sua fundação, o Batalhão de Ações com Cães já era solicitado para a busca de fugitivos. No final dos anos 70, com o aumento das ocorrências de fuga no antigo presidio de Ilha Grande, a Captura se tornou a principal especialização da unidade, e ao longo desses quase 60 anos de trabalho cinotécnico evoluiu muito tecnicamente.

O conceito dessa especialidade consiste na procura, na localização e na imobilização de pessoas homiziadas com a utilização de cães farejadores treinados especificamente para rastrear e detectar odores humanos.

O Treinamento começa já bem cedo. Avaliamos os instintos naturais dos filhotes, como: Caça, defesa, luta e coragem que foram herdados pelos seus ancestrais, os lobos.

Nossas equipes de treinamento vêm buscando novas técnicas de adestramento para o aprimoramento dessa modalidade, então, juntamos essas características naturais e direcionamos para o trabalho especifico onde o cão deve apresentar uma pré-disposição para tal modalidade e iniciamos uma serie de socializações para condicionar o cão a farejar e capturar com diversos tipos de locais e situações hostis, como: ruídos, embarcações, aeronaves, terrenos acidentados, matas, rios, escombros e etc.

“Transformamos esse cão em “uma maquina ”, mostramos a ele situações o mais próximo da realidade possível.”, relata Sgt Pinho, sub-comandante da Equipe de Busca e Captura.

O BAC é a unidade cinotecnica do Comando de Operações Especiais da PMERJ. Conhecido como a unidade k9 mais operacional do país, vem quebrando recordes de apreensões ano apos ano com inovações técnicas que estão mudando o conceito de operações com cães no território nacional. Apenas neste ano, a unidade apreendeu quase 7 Toneladas de drogas ultrapassando as 5,5 Ton do ano anterior.

ziah-cachorro-bac-03

ziah-cachorro-bac-02

Fonte | Fotos: operacional