• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Força Aérea

Operação Ágata 8,mobiliza 30 mil militares das Forças Armadas

Por Anderson Gabino      |     12/05/2014 às 17:24

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Batista

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa a partir deste sábado (10/05) da Ágata 8, uma operação conjunta do Ministério da Defesa que conta, também, com a participação da Marinha e do Exército, das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, além de profissionais de Agências Governamentais.

A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), e tem como objetivo coibir os principais crimes transfronteiriços, tais como: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpos ilegais.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

Ela ocorre em toda a extensão da fronteira brasileira com os dez países sul-americanos. Cabe à FAB garantir a soberania do espaço aéreo nacional e prover apoio às agências participantes.

Visando atender às necessidades da operação, a FAB adotou um novo processo de emprego de seus meios. Trata-se de uma centralização do processo de comando e controle no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Batista

Com isso, os meios da FAB dispostos ao longo do território podem ser utilizados em proveito de qualquer um dos quatro Comandos Conjuntos distribuídos na fronteira.

Isso é possível graças às características de flexibilidade (capacidade de uma aeronave realizar variadas missões) e mobilidade (facilidade e velocidade de deslocar um meio aéreo para outra localidade), inerentes ao emprego do poder aéreo.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Batista

Para esta operação a FAB conta com cerca de 30 aeronaves, distribuídas nas quatro áreas de atuação. Serão realizadas missões de Defesa Aérea, Transporte Aéreo Logístico e Busca e Salvamento, entre outras.

Este modelo, já empregado com sucesso durante as operações Ágata 7 e Copa das Confederações, será adotado também na Operação Copa do Mundo FIFA 2014.

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.