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Internacional

Governo da Guatemala foi penalizado por não utilizar empréstimo para a compra de aviões Super Tucano

Por Anderson Gabino      |     23/05/2014 às 12:06

A 29 BASC

O Governo da Guatemala teve que pagar uma multa de pouco mais de 600 mil dólares, por não usar um empréstimo cedido pelo BNDES para a compra  de aviões de ataque leve de fabricação brasileira Embraer EMB314/A-29 Super Tucano.

O Ministério das Finanças notificou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) do Brasil do cancelamento de um crédito de 133.100 mil dólares, que seriam destinados para a compra de seis aviões A 29 Super Tucano .

Por padrão, de acordo com o decreto, o empréstimo que foi aprovado pelo Congresso em 11 de outubro de 2012, fora estabelecido que “o Estado deva pagar 0,50% ao ano, de multa sobre as taxas de autorização e de comissão, se o crédito não for utilizado ” .

O ministro da Defesa da Guatemala, o general Augusto Manuel López Ambrosio, confirmou o recebimento das notificação do BNDES e do Ministério das Finanças, para que a pena seja formalizada, e o embaixador Brasileiro na Guatemala , Luiz Antonio Fachini destacou que no início deste ano de que existiam a possibilidade de negociações para manter o empréstimo do BNDES, mas que dependia do governo da Guatemala.

A 29 Basc 1

Possível missão virá ao Brasil para discutir o assunto

“Em nome do Brasil, reitero que sempre haverá credito para financiar as operações de comércio e investimento com a Guatemala”, disse Fachini. O diplomata não descartou a possibilidade de que uma viagem missionária da Guatemala para o Brasil, para discutir a questão possa acontecer.

O presidente da Guatemala, o general Otto Pérez, decidiu recusar a compra das aeronaves no ano passado quando foram detectados, como afirmou o General, notícias sobre um prêmio pela compra, fato este que nunca foi confirmado ou negado pela Embraer , mas como o presidente pediu uma explicação uma delegação da fabricante brasileira visitou a Guatemala para prestar esclarecimentos.

Não se sabe se houve em um nível não oficial, porque a Embraer nunca comentou publicamente sobre o assunto, ou em uma de suas declarações à imprensa ou mídia especializada.

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