News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Geopolítica » CREDN vai pedir libertação de ativista brasileira presa na Rússia

CREDN vai pedir libertação de ativista brasileira presa na Rússia

Diversos
Por

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 9, requerimento do deputado Henrique Fontana (PT-RS) que pede a libertação da ativista brasileira do Greenpeace, detida na Rússia. De acordo com o presidente da CREDN, Nelson Pellegrino (PT-BA), o pedido será encaminhado ao governo russo por meio do embaixador Sergei Pogóssovitch Akopov.

Bióloga e ativista, Ana Paula Maciel foi presa no dia 18 de setembro em Murmansk com outras 30 pessoas, durante um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico. Ela foi acusada de pirataria e Fontana quer que a brasileira responda ao processo em liberdade.

Segundo ele, “a ação dos ativistas do Greenpeace na plataforma da Gazprom no Mar de Barents foi inteiramente pacífica e consistia, basicamente, na colocação de cartazes alertando sobre os perigos da exploração de petróleo no Ártico. Também carece de fundamento jurídico a acusação de que tais ativistas pacíficos seriam piratas”.

O deputado lembrou ainda que, no caso específico de Ana Paula Maciel, o governo brasileiro já deu as devidas garantias de que ela se apresentará à justiça russa sempre que necessário.

Moção apresentada pelo deputado Henrique Fontana em solidariedade à brasileira também foi aprovada e será igualmente encaminhada à embaixada russa e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos iniciou a coleta de assinaturas para reforçar o pedido de libertação de Ana Paula.

Fonte | Fotos: credn