News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Exército » Operação Guarani : Tropa depara-se com os “Deslocados” e Comandantes acompanham o desenrolar das Ações

Operação Guarani : Tropa depara-se com os “Deslocados” e Comandantes acompanham o desenrolar das Ações

Exército
Por

2014.08.18_1BdaCMec_Op_Guar5

No dia 16 de agosto, 4º dia da Operação Guarani 2014, um exercício combinado de adestramento que reuniu tropas do Exército Brasileiro (1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – 1ª Bda C Mec de Santiago – RS) e do Exército Argentino (Brigada de Monte 12, de Posadas/Misiones na região de Cacequi e Rosário do Sul), mais precisamente no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), aonde tropas Brasileiras e Argentinas, em uma ação sincronizada, depararam-se com os “deslocados” (refugiados do país vermelho) que foram expulsos de suas casas e propriedades. Os “deslocados” buscaram socorro e apoio humanitário junto aos militares das tropas desdobradas na área em litígio (FT GUARANI).

2014.08.18_1BdaCMec_Op_Guar4

No dia anterior (15 de agosto), 3º dia das ações, a FT GUARANI executou a simulação de assalto aeromóvel, com o apoio do 1º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro e da 1ª Seção de Aviação do Exército Argentino de Monte 12. A ação conjunta dos dois Exércitos garantiu a travessia do Rio Santa Maria, com a menor resistência possível, para acelerar a conquista das margens e possibilitar a execução da Transposição de Curso D’água, realizada com o apoio de botes da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada. O emprego de meios blindados facilitou a execução das ações planejadas, especialmente a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal EE-11 URUTU, que possui capacidade anfíbia.

S Ten Pacheco Tropas Argentinas e Brasileiras remam lado a lado no cruzamento do rio Santa MariaSgt Dalosto  Viatura Urutu chega às margens do Rio Santa Maria

Na transposição de curso d´água foi utilizada a Ponte “RIBBON BRIDGE”, do Exército Brasileiro, que é orgânica de algumas Organizações Militares de Engenharia. Esta ponte dobrável flutuante, é um sistema altamente moderno para superar rios e obstáculos, com rapidez e simplicidade.

S Ten Pacheco  Ponte Ribbon Bridge lançada no rio Santa Maria

Por fim, os helicópteros HM-4 EC725 Jaguar, da Aviação do Exército Brasileiro, realizaram o transporte de peças de Artilharia. Nessa operação, destaca-se o importante apoio do 1º Batalhão de Comunicações, de Santo Ângelo/RS e da 12ª Companhia de Comunicações Mecanizada, de Alegrete, em reforço ao trabalho da 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada, de Santiago/RS.

Sgt Dalosto Tropa Argentina executa proteção do transporte de peça de Artilharia

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, que acompanhou de perto a demonstração das tropas, destacou durante entrevista concedida a imprensa, o fato da Operação Guarani capacitar ambos os exércitos a trabalhar de maneira integrada, proporcionando maior proteção e segurança nas operações futuras.

Também estiveram presentes no “Vip Day”, para acompanhar o desenrolar do exercício combinado, o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o General de Divisão Geraldo Antônio Miotto, Comandante da 3ª Divisão de Exército; o Comandante de Adiestramiento y Alistamiento del Ejército (Exército Argentino), General de División Victorio Ramón Paoli; o Comandante de la 1ra División de Ejército (Exército Argentino), General de Brigada Hugo Alejandro Bossert e o Comandante de lª Brigada de Monte 12, General de Brigada “VGM” Roberto Oscar Reyes.

Sgt Dalosto  Oficiais argentinos observam o emprego da Ribbon Bridge

Na oportunidade, o Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Douglas Bassoli, também destacou a intenção de envolver uma força-tarefa de apoio logístico. As atividades da Operação Guarani 2014 ocorrem até o dia 20 de agosto, com a participação de um efetivo de 1,2 mil militares e 320 viaturas. Nove helicópteros, sete do Exército Brasileiro e dois do Exército Argentino, atuam no apoio das operações aeromóveis e transporte de carga.

FONTE : Cmdo 3ª DE

Fonte | Fotos: operacional