News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Thursday, 22 de February de 2024
Home » Exército » Batalhão de Selva se prepara para exercício CORE 2023

Batalhão de Selva se prepara para exercício CORE 2023

Exército

O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos e tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos

O 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou diversas atividades de preparação para o Exercício CORE  2023 (Combined Operation and Rotation Exercise), adestramento entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América que acontecerá no segundo semestre deste ano. Em busca do desenvolvimento da liderança nas pequenas frações e, consequentemente, da coesão da tropa, o Batalhão colocou em ação, entre 6 e 10 de março, a Operação Munduruku I, exercício de adestramento de técnicas, táticas e procedimentos para integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva.

Durante a Operação, foram ministradas instruções de maneabilidade de Grupo de Combate; Exercício de Tiro Real de Fração; Orientação e Navegação; Conduta em Combate; Atendimento Pré-hospitalar e Comunicações. Na oportunidade, foi possível verificar o nível de operacionalidade atingido pela tropa e preparar o adestramento de tropas nível pelotão e nível companhia.

Avaliação física 
No mesmo período, o Batalhão recebeu uma comitiva do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, que realizou um estudo e uma avaliação física personalizada dos integrantes da tropa que deverão compor o exercício CORE 2023. Na ocasião, foram realizadas análise da composição corporal e aplicação diagnóstica do teste físico operacional.

Foram submetidos a essa avaliação os militares da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva (1ª Cia Fuz Sl) e alguns elementos destacados para funções específicas nos pelotões de Comunicações, de Saúde e de Caçadores, que também participarão do CORE 2023. O teste físico operacional foi aplicado a todos os oficiais, sargentos, cabos e soldados integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, com a verificação e correção da execução de todos os exercícios do teste.

Exercício CORE
O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para acontecer nos meses de outubro e novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos. 

Fonte | Fotos: 52º Batalhão de Infantaria de Selva